A ação de limpeza do Rio Una, em Guarapari que aconteceu domingo e recolheu cerca de três toneladas de lixo foi organizada pelo Instituto Amar, criado na cidade para promover a educação ambiental. Cerca de 40 voluntários ajudaram na limpeza. Entre eles, os escoteiros que participaram da gincana Primavera X, um jogo em nível nacional com objetivo de desenvolver o surgimento de equipes formadas por jovens e crianças, com foco em criar projetos de preservação da natureza – riachos, lagoas, nascentes de rios, entre outros.
Quem também participou na ação foi a vereadora Fernanda Mazzelli (PSD). “A limpeza foi realizada do final da Praia de Santa Mônica até o início do Rio Una. Essa limpeza é muito importante porque além de contribuir retirando essa quantidade de lixo do meio ambiente, a sociedade consegue ver o tamanho da poluição e a consciência de que todo mundo pode ajudar e o primeiro passo começa descartando o lixo do lugar correto”, afirmou Fernanda Mazzelli.
Segundo Wanderson Lopes, um dos diretores do Instituto, essa foi a primeira ação, mas há previsão de outras mobilizações para o próximo mês também na região de Guarapari. O Amar (Amigos do Mar) é uma instituição sem fins lucrativos e busca o respeito e a valorização de praias e oceanos, promove a conservação da fauna, da flora e da biodiversidade marinha do litoral capixaba, buscando a conscientização da sociedade para proteção do oceano. Para entrar em contato e saber mais sobre o projeto ou se tornar voluntário, entre em contato: https://www.queropreservar.ga/ /(27) 99708.6111 / (27) 99817.0820 / amar.inst@gmail.com.