No próximo dia 8 de novembro, no auditório do Centro Universitário Estácio, em Jardim Camburi, Vitória, será realizado o 1° Seminário de Justiça Restaurativa, das 8h às 17h. Organizado pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (IASES) e pela Subgerência de Orientações Técnicas e Práticas Restaurativas (SUOP), o encontro terá como tema o enfoque restaurativo como instrumento de fomento à cultura de paz na adolescência e tem como público alvo os estudantes dos cursos de Psicologia, Direito, Pedagogia e Serviço Social, além de profissionais do IASES e servidores do sistema de garantia de direitos humanos.
Os interessados devem se inscrever gratuitamente pelo QR Code da imagem ou pelo link direto https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMYH4_5gUQvQ0Y7bHTyvA8WoeJ27XOlsDxP-b3FAVBRHICHQ/viewform , até o dia 5 de novembro. As vagas são limitadas à capacidade do auditório da Estácio, que comporta até 200 pessoas.
Com fins de garantir os direitos dos adolescentes e dos jovens sob tutela do Estado, o IASES busca se atualizar por meio de novas estratégias para capacitar os profissionais no que tange ao atendimento socioeducativo. Uma destas ações estratégicas é a realização do encontro seminarista, que irá abordar a restauração social de crianças e adolescentes e funcionará como um objeto formativo, propiciando mais ações e maior visibilidade e notoriedade às práticas restaurativas dentro e fora do sistema socioeducativo.
Anderson Cruz, reitor do Centro Universitário Estácio no Espírito Santo, afirma que o encontro é uma chance única para estudantes se aprofundarem no tema. “É a oportunidade para entender este tema de extrema relevância na nossa sociedade atual. Em um mundo em que conflitos são cada vez mais frequentes, é fundamental que aprendamos a lidar com eles de forma construtiva e pacífica. Teremos a presença de especialistas bem conceituados na área, que certamente vão acrescentar muito na formação dos nossos alunos, que ainda poderão se envolver ativamente nas discussões levantadas durante o seminário”.
Uma das palestrantes já confirmadas é Patrícia Pereira Neves, que foi a juíza titular da 1° Vara da Infância e Juventude de Vila Velha por mais de 20 anos. Em 2016, a magistrada desenvolveu um projeto sobre Justiça Restaurativa em Vila Velha, que se tornou Lei Municipal (n° 6.132/2019) em 2019 e recebeu o nome de Lei Juíza Patrícia Neves. Outra palestrante que irá participar da mesa redonda é Jaklane Almeida, servidora do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e instrutora em Justiça Restaurativa e Mediação Judicial. Para ela, o seminário e a estratégia utilizada ajudam a criar algumas noções em jovens em conflito com a lei.
O seminário terá coffee break, intervalo para almoço, espaço para perguntas do público, painéis apresentados por eixos temáticos, como segurança e educação, além da apresentação cultural do Coral do Instituto Serenata D’ Favela e a mesa redonda com cinco palestrantes: Dra. Patrícia Pereira Neves (juíza de Direito), Dra. Jéssika Lima da Luz (promotora de Justiça da Infância e Juventude de Vitória), Jaklane Almeida, Karime Zocolotti e Paula Maria Schmild.
Seminário de Justiça Restaurativa
Data: 08 de novembro de 2024
Local: Auditório do Centro Universitário Estácio, em Vitória
Endereço: Av. Dr. Herwan Modenese Wanderley, 1001 – Jardim Camburi, Vitória
Horário: 8h às 17h / Intervalo às 12h30 para almoço
As inscrições são limitadas e devem ser realizadas até 5 de novembro, por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMYH4_5gUQvQ0Y7bHTyvA8WoeJ27XOlsDxP-b3FAVBRHICHQ/viewform
Fonte: Assessoria