Foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Vila Velha, para discutir a reintrodução do Sistema de Transporte Aquaviário para atender à população da Região Metropolitana da Grande Vitória.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade, Antônio Marcus Carvalho Machado, apresentou um estudo sobre o projeto que visa dinamizar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável. “A Prefeitura de Vila Velha entende que o Sistema de Transporte Aquaviário deva voltar a funcionar integrado à Rede Pública Rodoviária dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória e também às ciclovias das cidades. Os trabalhadores, que necessitam de mobilidade, serão os maiores beneficiados”, afirmou Antônio Marcus.
Proposta pelo vereador Anadelso Pereira, a Audiência Pública também contou com a presença dos vereadores de Vila Velha Heliosandro Mattos e Reginaldo Almeida, além do secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação de Vitória, Fabrício Gandini. “Os prefeitos da Região Metropolitana da Grande Vitória estão em excelente sintonia e já se reuniram algumas vezes para tratar sobre o tema. O prefeito Max Filho apoia a proposta”, declarou o secretário municipal de Governo e Articulação Institucional, Saturnino de Freitas Mauro.
Cerca de 225 mil trabalhadores transitam pelos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória por dia. Com a volta do Sistema de Transporte Aquaviário haverá uma redução de aproximadamente 30% na frota de automóveis que circula pelas áreas mais populosas do Estado.
Reportagem, Joice Biane.