Mais de 600 mulheres foram agraciadas com o método contraceptivo popularmente conhecido como DIU de Cobre fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O método, que possui eficácia comprovada, é considerado um anticoncepcional reversível. Em 2021, 119 mulheres implantaram o dispositivo no município, em 2022, 271 e, de janeiro a maio deste ano, 227. A oferta desse método faz parte da rotina dos serviços de saúde municipais, por meio da abordagem no planejamento familiar, que pode ser tanto individualmente como em grupo.
O procedimento de inserção do DIU é realizado nas unidades de saúde ou no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME), mediante encaminhamento pela unidade de saúde em conformidade com os fluxos e o “Documento de Diretrizes do Município”.
É um procedimento ambulatorial simples e rápido, podendo ser realizado no próprio consultório, e a mulher não precisa ficar em repouso, podendo retornar às suas atividades no mesmo dia.
Para passar pelo procedimento, a paciente deverá, primeiramente, passar por uma consulta de avaliação médica, podendo ser necessário, também, a realização de exame ginecológico, exames complementares laboratoriais e/ou de imagem, em conformidade com o “Documento de Diretrizes do Planejamento Familiar do Município de Vitória”.
A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, ressalta que a oferta do serviço visa ao bem-estar e à qualidade da saúde da mulher. “A implantação do DIU é um método eficaz e seguro para a maioria das mulheres, sendo, ainda, um método alternativo à esterilização cirúrgica definitiva”, disse.
Comments are closed.