A Chuva no Espírito Santo já passa de uma semana e a intensidade da água deixou desabrigados, destruiu casas e alagou ruas em várias cidades do estado. Além do monitoramento de encostas e áreas afetadas realizado pela Defesa Civil, as prefeituras têm se preparado para atender às famílias desabrigadas e, assim como a sociedade civil organizada, também está recebendo doações.
A Prefeitura da Serra preventivamente, organizou a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe, para abrigar as famílias que necessitem. O local também é ponto para receber, de segunda a domingo, das 8 às 22 horas, colchões, roupa de cama, kit higiene e demais suprimentos.
“A gente quer deixar tudo preparado para uma possível situação de acolhimento. Nos antecipamos ao problema para que, se for necessário, todos sejam acolhidos de forma rápida e segura. A capacidade será de 50 famílias, com quatro pessoas cada, inicialmente”, disse a secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva.
Veja onde doar
De segunda a domingo:
Arena Jacaraípe – Av. Abido Saad, 714, Estância Monazítica, Jacaraípe – Horário: das 8 às 22 horas
Estação Cidadania Cultura – Av. Domingos José Martins, 142, Novo Porto Canoa – Horário: das 8 às 21 horas
Estação Cidadania Esporte – Rua Alfredo Galeno, s/n, Vila Nova de Colares – Horário: das 8 às 21 horas
Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) – Rua Adaucto Morais da Silva, Colina de Laranjeiras – Horário: durante 24 horas
De segunda a sexta:
Secretaria de Direitos Humanos – Praça Feu Rosa, Serra Sede – Horário: das 8 às 17 horas
Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI) – Rua Salvador, S/N, Boa Vista – Horário: das 8 às 17 horas
Abrigos em Jacaraípe e em Vila Nova de Colares
Há abrigos na Arena Jacaraípe, em Jacaraípe, e na Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares e servidores também foram escalados para trabalhar nesses locais durante o tempo necessário.
A porta de entrada para o abrigo é a Defesa Civil. “Nossas equipes circulam por estes locais e, havendo a necessidade, nós faremos o encaminhamento aos abrigos”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Fábio Maurício.