Nos próximos dias, os moradores do município da Serra contarão com um canal para denunciar casos de aglomeração em áreas públicas e locais privados durante a pandemia do novo coronavírus. O Disk Aglomeração foi anunciado nesta quinta-feira (18) pelo prefeito Sérgio Vidigal e tem como objetivo contribuir para o cumprimento das medidas restritivas iniciadas hoje pelo Governo do Estado.
Desde o início da manhã, as equipes de fiscalização percorrem diversos pontos da cidade para orientar comerciantes. Também estão sendo feitas abordagens orientativas para o uso de máscaras e sobre a importância do cumprimento do distanciamento social. “Nós precisamos do apoio e compreensão de todos, cada um fazendo a sua parte. Vamos juntos vencer esse momento”, destaca Vidigal.
Em nota, a Prefeitura da Serra informou que as ações de fiscalização começaram na manhã desta quinta (18) e seguirão enquanto durar o alto risco de contágio. Além disso, guarda-vidas que atuam no município atuarão diariamente nas praias, orientando os banhistas para que evitem aglomerações. Aos finais de semana, a fiscalização será intensificada.
Participam das operações as equipes da fiscalização municipal, da Vigilância Sanitária, do Departamento de Operações de Trânsito e da Guarda Civil Municipal, junto com o Corpo de Bombeiros Militar.
Barreiras sanitárias
A partir desta sexta-feira (19), a Prefeitura da Serra inicia a instalação de barreiras sanitárias em três pontos do município. A ação faz parte do plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19 e conta com a participação da Secretaria de Saúde do município, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, de Agentes de Trânsito Municipal, da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Estadual.
As barreiras sanitárias serão instaladas no Posto 10, em Manguinhos, na sexta e na terça-feira (23) e na BR -101, em Serra Sede, na segunda-feira (22). As equipes farão abordagens orientativas sobre a importância do uso da máscara, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social e a orientação de só sair de casa em casos de muita necessidade.
Também será feita a aferição da temperatura e, caso necessário, as equipes orientarão para que a pessoa procure uma Unidade de Saúde da Serra de referência ou de seu município de origem. Em caso de apresentar algum sintoma gripal e for morador da Serra, as equipes anotarão os dados e o telefone para um posterior monitoramento que será realizado pela equipe de saúde de sua respectiva Unidade.
Drive-thru da Vacinação
Neste sábado (20), a Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) abrirá um posto de drive-thru no Pró-Cidadão, Portal de Jacaraípe, das 8 às 16 horas, para imunizar com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 os idosos com idades a partir de 75 anos e profissionais de saúde.
O agendamento on-line, também para o drive-thru, foi aberto nesta quinta-feira (18), no site da Prefeitura, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.
Além do drive-thru, outros locais de vacinação serão disponibilizados nas Unidades Regionais de Boa Vista, de Jacaraípe, de Novo Horizonte e de Serra Dourada e, também, nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A e de Nova Almeida, das 8 às 16 horas.
Até agora, a Serra já imunizou 27.237 pessoas dos grupos prioritários, sendo que 20.717 receberam a primeira dose e 6.520 a segunda dose.
Parques fechados
Para evitar a aglomeração de pessoas e o avanço do novo coronavírus, parques municipais e o horto da cidade estão fechados.
Bares e Restaurantes
Os locais que não respeitam as normas estabelecidas serão fechados ou multados pela Vigilância Sanitária. Bares e restaurantes estão proibidos de funcionar presencialmente. Apenas o delivery é permitido.
Feiras Livres
As feiras livres da Serra seguem em funcionamento na quarentena, seguindo todos os protocolos de saúde estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).