A Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Serra (Sedur) conta com uma equipe responsável para atender o número de WhatsApp que tem como objetivo consertar sinais de trânsito. O serviço já está funcionando é só entrar em contato pelo número 27 99861-5026. A equipe que recebe informações e circula pelos 129 bairros da cidade fazendo os reparos, e, agora, contará com a ajuda de motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas que poderão colaborar com este serviço. A foto deve mostrar a situação da placa e o colaborador deve indicar o local.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, a equipe vai receber as informações pelo WhatsApp (não é para ligações de voz) e repassar para os responsáveis pelo reparo. A expectativa é de que, dependendo das demandas, em uma semana os casos sejam resolvidos.
“Nossa meta é manter as placas de trânsito, de sinalização em geral. São, por exemplo, as placas de ‘Pare’, de indicação de estacionamento proibido, vagas para idosos, entre outras”, detalhou a secretária. Se a placa estiver deteriorada, por causa de ferrugem, por exemplo, a Sedur pode fazer o reparo.
Escolas
A Sedur também está renovando a sinalização vertical e horizontal nas proximidades das escolas da Serra. O objetivo é garantir mais segurança para estudantes, funcionários, professores e demais pedestres no acesso às unidades escolares, além de organizar o trânsito na região.
Mirian Soprani explicou que o trabalho consiste na instalação de faixas de pedestres, pintura de quebra-molas e de placas indicativas nas proximidades das escolas. Todas as escolas públicas da cidade serão beneficiadas com o projeto.
Os trabalhos começaram nas proximidades das escolas localizadas no Civit, na Serra-Sede e em Laranjeiras e vão se estender por todo o município ao longo do ano. A ideia é oferecer este trabalho em toda a rede escolar do município, começando pelas escolas municipais e estaduais. O equipamento que será instalado – faixa de pedestre, quebra-molas ou placa, por exemplo – depende das condições e da necessidade de cada área.
A secretária explicou que o trabalho de manutenção das faixas e das placas é feito normalmente durante todo o ano, mas o projeto para sinalização em 2018 é mais amplo e consiste em garantir o serviço para toda a rede.
No ano passado, a prefeitura investiu na sinalização de avenidas movimentadas, revitalizando as faixas e renovando as placas em bairros como Porto Canoa, Novo Horizonte, Laranjeiras e outros. Também foi refeita a sinalização nos locais contemplados, até agora, com estacionamento rotativo (Laranjeiras, onde o sistema já está funcionando, e Serra-Sede, que terá o rotativo a partir deste mês).
Mirian Soprani explicou que os moradores que quiserem renovar as faixas de pedestres podem fazer o pedido diretamente na Sedur, entrando com um processo e explicando o que querem na região.
Fonte: Assessoria – Prefeitura da Serra