O Seminário Regional Metropolitano que acontece nesta sexta-feira (30), sábado (1º) e domingo (2), no Teatro Municipal, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) de Vila Velha para realização . O encontro começa às 18h30, com exibição do filme “O homem que virou suco”, de João Batista de Andrade. Na Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha.
Os participantes terão 11 oficinas para cursar: A gestão de um cineclube e como funciona; Produção cultural: Formatação de projetos; Sustentabilidade do cineclube; Programação de filmes; Direitos do público; A história do cinema, Como produzir uma sessão de filmes nos diversos espaços sociais, Cineclube e comunidade, Formação de redes, Constituição de associações regionais.
PROGRAMAÇÃO:
Sexta-feira, 30/06
18:30 – Exibição do filme “O homem que virou suco”, de João Batista de Andrade
19:30. Abertura do Seminário
Mesa – Os Caminhos Cineclubismo e do Audiovisual Brasileiro – Reflexões e Perspectivas – Lei 13.006 que trata da exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola, juntamente com os Secretários Municipais de Cultura da Região Metropolitana e convidados.
Sábado, 1º/07
08:00 – Recepção, credenciamento, inscrições Grupos de Trabalho (GTs)
9:h Abertura
9:30 História do Cineclubismo –
Exibição do filme “Na parede, na toalha ou no lençol”.
Mesa 1 – Como organizar e gerir um Cineclube.
Esta abordagem trará informações para criação, organização e sustentabilidade de um cineclube, bem como suas possíveis articulações locais, estaduais e nacional.
10:30 Oficina
12:30 Almoço
13:30 – Mesa 2 – Cineclube e comunidade
Domingo, (02/07)
8:00 Mesa 3 – Leis de incentivo, editais e formação de projetos
Troca-troca cineclubista
Reportagem, Joice Biane.