Estão abertas as inscrições para o curso de capacitação on-line Plano Museológico, que tem como objetivo capacitar gestores de museus, gestores culturais, profissionais de diversas áreas como arquivistas, museólogos, artistas plásticos, arquitetos, historiadores, biblioteconomistas, sociólogos e estudantes. Transmitido por meio da plataforma de colaboração Microsoft Teams. As inscrições podem ser feita por meio do link do Google Forms.
O curso on-line será realizado de 08 a 11 de novembro e é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). As oficinas virtuais terão carga horária de 16 horas e vão acontecer em dois horários: das 10h às 12h e das 14h às 16h. As aulas serão ministradas virtualmente pelos profissionais do Ibram, que vão apresentar o conteúdo por meio de aulas interativas, dinâmicas em grupo, debate e assessoramento técnico. Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de organizar e implementar um plano museológico, apresentando conceitos de planejamento, gestão, diagnóstico, objetivos, elaboração de programas e projetos.
A museóloga Paula Nunes, da Secult, destacou que o curso é bastante abrangente para diversas áreas e interessados, não se limitando apenas a profissionais do setor museológico. “Considerando que o Plano Museológico é uma ferramenta de gestão elaborada por meio do diagnóstico e planejamento da instituição, o formato pode ser adotado por outros espaços culturais dentro de cada especificidade, analisando a situação atual da instituição e as possibilidades de projetos para os próximos anos. A metodologia pode ser replicada como planejamento estratégico nos níveis estratégico, tático e operacional”, ressaltou Paula.