Política em um minuto – 08/11/2022
Nos bastidores da política de Guarapari existe uma contagem regressiva para o dia em que o prefeito Edson Magalhães vai retaliar a traição de Rosana Pinheiro que se posicionou durante a eleição contrária aos candidatos apoiados pelo prefeito.
Contra Norma Ayub
Rosana Pinheiro ignorou o pedido do prefeito para apoiar a candidatura à reeleição da deputada federal Norma Ayub e apoiou o deputado Renzo Vasconcelos de Colatina.
Contra Casagrande
Edson Magalhães assumiu protagonismo na coordenação do segundo turno de Casagrande em Guarapari e mais uma vez Rosana Pinheiro resolveu ficar em um palanque contrário ao apoiar a candidatura de Manato.
Contra os “Ferraços”
Ricardo Ferraço criticou os vereadores da base do prefeito que ficaram em palanque contrário ao que Edson escolheu. Em resposta, a vereadora Rosana Pinheiro atacou “os Ferraços” ignorando o fato de serem aliados do prefeito.
Contra a ciclovia
Depois de responder a Ricardo Ferraço, Rosana Pinheiro gravou um vídeo criticando a revitalização da Praia do Morro ao questionar a qualidade da obra da ciclovia.
A reação do prefeito
Esse comportamento da vereadora desagradou ao prefeito que confidenciou a alguns empresários estar decepcionado com a “traição” da vereadora Rosana Pinheiro.
Talita X Rosana
Para retaliar a postura da vereadora Rosana Pinheiro, o prefeito Edson Magalhães escalou sua mais nova protegida, a secretária adjunta de Obras Públicas do município, Talita Machado. Uma fonte ligada à Secretaria de Obras informou que a secretária adjunta está acompanhando de perto as obras de algumas praças da cidade. Nossa fonte informou que será passado um “pente fino” nas obras das “praças da Rosana”. A informação é que secretária adjunta Talita vai questionar as medições feitas que comprovam a execução da obra e com isso o pagamento pode ser atrasado ou até suspenso. Na Secretaria essas praças são apelidadas de “praças da Rosana” por todos saberem que a vereadora possui um interesse “especial” nessas obras.
Protagonismo de Talita
Cada vez mais poderosa na Secretária de Obras Públicas (SEMOP), a secretária adjunta é a pessoa de confiança do prefeito e está cotada para virar a próxima secretária de Obras do município.
E o secretário?
Insatisfeito com as atitudes da adjunta, o secretário de Obras, Emanuel Vieira, confidenciou a amigos que pensa em entregar o cargo. De perfil mais técnico, o secretário se mantém distante de badalações e se relaciona apenas institucionalmente com os vereadores e com o prefeito, diferente da adjunta Talita que possui uma atitude mais “proativa” junto ao prefeito.
Mick Jagger de Guarapari
Os novos aliados de Edson Magalhães dizem que foi bom a vereadora Rosana Pinheiro ter ficado longe do palanque do governador Renato Casagrande. Considerada “pé frio”, Rosana Pinheiro ganhou o apelido de Mick Jagger de Guarapari por conta de todos os seus candidatos saírem derrotados na eleição. Quando um dos novos aliados de Edson viu Rosana no palanque de Manato, comentou: “Agora tenho certeza da vitória de Casagrande. Se a Mick Jagger de Guarapari resolveu apoiar Manato, a nossa vitória é certa.