Política em um minuto – 30/12/2020
“Uma história que se renova” essa é a mensagem que o grupo de 13 vereadores que realizou uma coletiva de imprensa na noite de ontem, 29/12, no Guará Centro de Eventos, enviou para a população de Guarapari.
Objetivo da reunião?
Apresentar a chapa que vai formar a nova mesa diretora. Se os 13 vereadores presentes mantiverem o compromisso que assumiram ontem, não existirá outra chapa. Para disputar a presidência da Câmara, um vereador precisa formar uma chapa com 5 vereadores. O que se torna matematicamente impossível se observarmos que apenas 4 vereadores ainda não declararam o apoio a chapa Renovação formada por:
Presidente: Wendel Lima (PTB)
Vice-Presidente: Dudu Corretor (Cidadania)
1ª Secretária: Kamilla Rocha (PTB)
2ª Secretária: Sabrina Astori (DC)
2º Vice-Presidente: Chico Móveis (PSDB)
Quem está dentro?
O grupo de 13 vereadores que sustenta a chapa Renovação é formado pelos vereadores: Wendel Lima, Dudu Corretor, Kamila Rocha, Professor Luciano, Fábio Veterinário, Dr. Franz, Rosana Pinheiro, Sabrina Astori, Chico Móveis, Marcelo Rosa, Zazá, Oldair Rossi e Zé Preto.
Quem está fora?
Os vereadores que ainda não se manifestaram são: Isaque Queiroz, Léo Dantas, Max Júnior e Rodrigo Borges.
Coletiva em tempos de pandemia
A coletiva de imprensa foi organizada com a clara preocupação de respeitar as normas de segurança. Termômetro, álcool gel, máscaras e cadeiras afastadas. Pelo visto os vereadores estão alinhados com as normas de segurança decretadas pelo governo do Estado.
47 vezes diálogo
Os 13 vereadores presentes discursaram declarando apoio a chapa Renovação. Em comum nos discursos, a palavra diálogo, que foi mencionada por todos os vereadores em um total de 47 vezes.
E a impressão que passou?
Uns de forma tímida, outros mais empolgados, os vereadores deixaram uma primeira impressão na noite de ontem. Vamos a elas:
Zé Preto: se mostrou um líder entre os colegas ocupando o posto de mestre de cerimônias. Surpreendeu.
Dudu Corretor: Novo na política, Dudu ocupa a vaga de vice-presidente. É o “novato” com maior destaque na mesa diretora.
Kamila Rocha: um discurso firme e seguro. Parece que deixou para trás a atitude intempestiva que apresentou no primeiro mandato.
Professor Luciano: aparentemente é o mesmo professor de sempre. Até quando, apenas o tempo dirá.
Fábio Veterinário: aparentemente deslocado. Passa a imagem de quem vai observar os acontecimentos antes de assumir uma “personalidade” no mandato.
Dr. Franz: claramente um aliado do Poder Executivo.
Rosana Pinheiro: por trás de um discurso sereno (quase uma oração) deixa a impressão de que queria algo mais.
Sabrina Astori: muita observação e pouca atitude.
Chico Móveis: Alinhado com o prefeito. Ainda não mostrou uma marca própria.
Marcelo Rosa: Pró-forma. Terá que buscar um lugar ao sol.
Oldair Rossi: também à procura do sol.
Wendel Lima: Uma história com a oportunidade de se renovar.
E Zazá?
Único remanescente do Parlamento Forte, Zazá disse: “Estou dando um voto de confiança a esse grupo por entender que Wendel é o único capaz de mostrar ao Executivo a importância de ouvir a casa de leis. Não serei oposição por oposição. Estou dando um voto de confiança”. Pelo visto, Zazá será o mais novo amigo do cabelo lambido. Será?