No mundo moderno, precisamos estar antenados, atualizados e atentos a tudo que acontece. Não somente ao que acontece ao nosso redor, com a globalização, precisamos estar atentos ao que acontece no mundo literalmente dito.
E no trânsito tratamos de seguros, segurança, gastos financeiros, meio ambiente, e demais coisas que envolve diretamente nossa vida em sociedade. Precisamos estar bem mais “ligados” agora do que nunca. O trânsito é feito de comportamentos diversos que envolve um número significante de pessoas. Há os pedestres, os ciclistas, os recicladores, que com seu veículo de tração animal ou braçal estão envolvidos nas ruas da cidade e ainda temos os motoristas e motociclistas que estão em veículos automotores que se tornam altamente nocivos e perigosos quando usados de forma imprudente, negligente ou descuidado.
No entanto, há bons condutores, os que desenvolvem comportamentos prudentes, sociais, éticos, razoáveis, que visa o bom relacionamento coletivo no dia-dia do trânsito das cidades.
O comportamento é que gera o trânsito em nossa cidade. A forma que você irá dirigir definirá a o tipo de convivência e o trânsito em nosso município. O comportamento negligente gera um deslocamento imprudente, perigoso e financeiramente ruim.
Então, precisamos nos adaptar à realidade, mudando de hábitos e condicionando nosso comportamento a um trânsito mais amigável, seguro e que não seja dispendioso. Um comportamento dispendioso faculta um trânsito caro e de grandes perdas e para que isso não aconteça é necessário conhecer algumas técnicas e aplicá-la ou condicionar seu comportamento em prol da sociedade.
Quando tratamos de trânsito, estamos nos referindo diretamente à comunidade. Seu vizinho, sua família, seus parentes, seus amigos, seu bairro, sua rua, sua cidade.
Deixar-se viver por impulso e instintos, é, como viver pior que os animais, pois julgamos ter inteligência e raciocínio ao ponto de criar grandes invenções e conseguir dominar uma tão grande tecnologia. Dominar nossos impulsos e instintos é condicionar nosso comportamento.
Veja abaixo qual comportamento você tem praticado na sua comunidadena direção de seu veículo.
Direção Defensiva é uma técnica (habilidade) que aprendemos com alguns especialistas de como sair de uma situação agressiva e alto risco no trânsito. É se defender de conduta agressiva de outros usuários.
Dirigir Preventiva é um comportamento que aplico (inculcar) na minha condução, um comportamento seguro e de previsão e prevenção.
Direção Corretiva é aquela que o motorista já está numa situação de risco e precisa tomar atitudes pra tentar sair dela ileso. Lembrando que essa situação de risco é provocada com sua própria agressividade ou descuido.
Direção Agressiva é aquela que o motorista dirige ativa e imprudentemente, não se preocupando com outros usuários do sistema de viário.
Direção Descuidada é aquela em que o condutor dirige despreocupadamente (passivo) mas que causa riscos a outros integrantes do sistema viário.
Portanto, mantenha um bom comportamento em prol de sua segurança e das pessoas que você quer bem.