Confira a nota do deputado Givaldo Vieira justificando sua saída do PT e a nota do partido lamentando a desfiliação as vésperas do processo eleitoral.
Queridas amigas e queridos amigos,
Em respeito a todos que acompanham o nosso trabalho e com a coerência que sempre permearam a minha atuação política, comunico uma das escolhas mais difíceis da minha vida: a minha desfiliação do PT, após 29 anos.
A decisão foi amadurecida depois de muita reflexão e diálogo com representações de todo o Espírito Santo. Afinal, foram muitos anos de militância, construção, defesa, com coragem e firmeza, do legado dos presidentes Lula e Dilma, e, nos últimos anos, de luta por mudanças nos caminhos do partido no Estado, contra a submissão ao governo local – de arrocho social -, e o individualismo que tomaram a legenda.
Fiz a opção de continuar a minha caminhada e o bom combate no PC do B, sigla a qual empunha também as bandeiras que sempre acreditei: a defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores, da democracia, da igualdade social, da equidade de gênero com a defesa dos direitos das mulheres e da soberania nacional – garantias tão atacadas pelo governo Temer.
Filio-me cheio de energia, sendo coerente com os ideais que me trouxeram à política, para colaborar com a construção de um projeto coletivo de esquerda para o Espírito Santo e para o Brasil, somando-me, assim, àqueles que há 96 anos organizaram e erguem este combativo partido.
Agradeço pelo convite e acolhida das lideranças nacionais e estaduais do PC do B. E sou grato a cada capixaba que me honra com a sua confiança. Continuaremos do mesmo lado, juntos, na certeza de que, nesta nova caminhada, seguiremos com ímpeto e seriedade para fazermos um país melhor para os brasileiros!
Givaldo Vieira
Deputado federal pelo Espírito Santo