A utilização de cães farejadores é uma ferramenta eficaz em operações policiais, polícias ao redor do mundo sempre utilizaram cães detectores nas ações de combate ao tráfico e consumo de drogas. E em novembro do ano passado, o 10º Batalhão de Polícia Militar em Guarapari recebeu um reforço importante, o Cão Farejador chamado Mike, juntamente com ele, dois Policiais da unidade foram capacitados para operações com cães e iniciaram o trabalho na Força Tática da unidade.
Considerando o início do projeto, o saldo de apreensões é positivo, pois, tomando como referência as ocorrências com a participação do cão, já foram apreendidas 7 armas de fogo, 1.022 munições de calibres diversos, 3.120 pinos de cocaína, 157 buchas de maconha e 1,08 kg de crack.
O 2º Tenente Rafael, Comandante da Força Tática do 10º BPM, ressalta que o Cão é peça chave para encontrar drogas e armas em locais de difícil acesso, segundo ele objetos enterrados/escondidos são facilmente rastreados devido ao faro do animal. Ele ressaltou também que o Cão Mike tem sido empregado em apoio à Polícia Civil e à Prefeitura Municipal de Guarapari, fato que aproxima e integra as instituições de segurança pública na repressão e prevenção de delitos do município, contribuindo significativamente para a redução da criminalidade na região.
Fonte: Assessoria 10° BPM