domingo, 22 de dezembro de 2024 / 03:32
InícioMundoPrograma Adolescente Cidadão promove rodas de conversas nas escolas da Serra sobre...

banner topo matérias 728x90px

Programa Adolescente Cidadão promove rodas de conversas nas escolas da Serra sobre sexo

banner topo matérias 728x90px 2

O Programa Adolescente Cidadão (PAC) promove rodas de conversas nas escolas da Serra para debater o tema e tirar dúvidas dos adolescentes. Trata-se do Papo Legal, ação que envolve as Secretarias de Educação (Sedu) e de Saúde (Sesa). De acordo com a coordenadora do programa, Leila Paiva Ferreira, entre os temas abordados no projeto estão a prevenção da gravidez precoce, transformação do corpo, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), HIV/Aids, e também esclarecimentos sobre a vacina contra do HPV.

O Papo Legal é desenvolvido com adolescentes do 6º ao 9º anos matriculados em 15 escolas municipais da Serra localizadas em 12 bairros com maior vulnerabilidade social. De janeiro a julho, o projeto atendeu 200 adolescentes.

As palestras são feitas pela médica ginecologista de crianças e adolescentes da US Boa Vista Sylvia Ribeiro do Val Bahiense. Ela afirma que muitos alunos da rede pública chegam com dúvidas sobre as temáticas debatidas e não conversam com os pais sobre sexo.

“Indicamos que os pais iniciem o diálogo com seus filhos a partir dos 10 anos ou a partir do momento em que eles despertam curiosidade sobre os temas. O diálogo é super importante ”, enfatizou.

As principais dúvidas ouvidas no “Papo Legal” são sobre menstruação, corrimentos, mudanças no corpo, masturbação.

De acordo com a médica, após as palestras, quando há demanda, são feitos encaminhamentos para atendimento nas unidades de saúde do município.

“O bate-papo acontece em clima de descontração, regado a brincadeiras e dinâmicas de grupo. É um momento em que os adolescentes se sentem a vontade para tirar suas dúvidas e terem a certeza de que a fonte de informação é segura”, enfatizou Leila Ferreira.

A secretária de Educação, Nelci Gazzoni, diz que a educação e boa informação são fundamentais para a formação humana. “Ainda existem muitos conceitos errados estabelecidos em razão da falta de diálogo sobre o assunto e informações falsas. Sendo assim, é necessário criar metodologias que facilitem o ensino desses temas e permitam maior interação por parte dos adolescentes”.

Cai o número de bebês nascidos de gestantes adolescentes

O número de bebês nascidos de gestantes adolescentes diminuiu nos últimos três anos na Serra. Em 2015, havia 16,44% de mães adolescentes (10 a 19 anos). Em 2016, 15,28% e 13,92% em 2017. Ações de educação em saúde, acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF) e distribuição de preservativos contribuem para essa queda.

Os próximos encontros do “PAPO LEGAL” serão na EMEF Aureníria Corrêa Pimentel, em Novo Horizonte, na próxima quinta-feira (16), e no Cras-Cai, em Jardim Carapina, no próximo dia 23.

15/08/2018

 

 

 

__________________________________________________________________________


Transparência-660x95

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3