Depois de assumir a Presidência da Cesan com toda pompa de quem apresentou resultados quando esteve à frente do Bandes, Munir Abud terá que mostrar capacidade técnica para enfrentar os novos desafios. Desafios esses que não são recentes para a Cesan, como a falta d’água em comunidades da Grande Vitória, sem falar do fornecimento pontual de água barrenta.
Nas redes sociais, a Cesan faz postagens utilizando um azul celeste que remete à água. Essa estratégia pode ser encontrada ainda na marca da empresa que busca passar tranquilidade, harmonia e serenidade, bem diferente do sentimento dos moradores que reclamam da falta d’água e que estão com suas louças e roupas sujas. O azul celeste da marca da Cesan difere em muito da água barrenta que chegou na casa de alguns moradores do município da Serra nas últimas semanas.
Nas redes sociais, o presidente da Cesan destaca os bilhões de reais que serão utilizados em obras que prometem melhorar o abastecimento de água e serviços de tratamento de esgoto. Mas, por enquanto, as ações são para o futuro. Planejar para melhorar os serviços prestados é uma ótima ideia. Mas, e o “passivo” que os usuários enfrentam hoje? Será que não está na hora de focar no presente? São necessárias ações mais urgentes para atender as demandas de pessoas que estão sofrendo há meses.
Não é de hoje que nossa equipe recebe pedidos de socorro em vários municípios: “Descaso da Cesan”: Moradores de Anchieta afirmam que são desrespeitados
O problema enfrentado nas últimas semanas por moradores da Grande Vitória precisa ser resolvido e esse sim é o maior desafio da Cesan. Em grupos de aplicativos de mensagens circulam áudios de pessoas pedindo ajuda até para fazer reclamação pelo 115. Entre as reclamações está o fato de que a água não chega regularmente, mas o talão é pontual.
São muitos os problemas herdados, o momento agora é de menos reunião e mais ação.
Reclamação dos moradores de bairros de Vitória
Em grupos de WhatsApp circula um vídeo do Soldado MC em que o artista independente canta um rap direcionado à Cesan. “Cesan cadê a água dos moradores, a falta de água faz a gente viver horrores”. Assista:
Os problemas enfrentados pela Cesan estiveram em pauta da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente e aos Animais da Assembleia Legislativa (Ales): Água barrenta nas torneiras entra na mira dos deputados.
Por
» Marcelo Paranhos é jornalista, consultor de Marketing, com 30 anos de experiência em campanhas eleitorais.
» Stéphane Figueiredo é publicitária, mestre em Comunicação e Territorialidades, com experiência de 10 anos em campanhas eleitorais.