Preocupado com a possibilidade da propagação do coronavírus nos ônibus, o presidente da Câmara de Guarapari protocolou, nesta segunda-feira (30), o ofício nº 21/2020 na Secretaria Municipal de Postura e Trânsito em que solicita a circulação de 100% da frota nos horários de pico, que são das 6h às 9h e das 16h às 20h.
O parlamentar relatou que a redução da frota foi adotada pela empresa que tem a concessão para realizar o transporte coletivo na cidade e que tem recebido muitas reclamações e vídeos dos usuários de ônibus que mostram os veículos circulando lotados nos horários de pico. “Muitos trabalhadores continuam tendo que se deslocar até seus empregos e com menos ônibus circulando eles ficam expostos ao risco de contrair o coronavírus porque os veículos ficam lotados no início e no final do dia, que é quando essas pessoas vão e voltam do trabalho. E este risco também afeta os motoristas e cobradores e toda a sociedade porque essas pessoas podem pegar a doença nos ônibus e espalhar pela cidade”, disse Enis.
O ofício também reforça o pedido para que os ônibus sejam limpos depois de cada viagem. Esta solicitação havia sido feita no ofício DL nº 011/2020, enviado ao prefeito na última quarta-feira (25), em que a Câmara sugere uma série de medidas preventivas ao município. “As autoridades de saúde já deixaram claro que a higiene é uma das melhores maneiras de evitar a propagação da doença então os ônibus precisam ser limpos com maior frequência neste momento tão delicado que estamos enfrentando”, finalizou o presidente.
Fonte: Assessoria CMG