Política em um minuto – 21/03/2023
A cidade de Itapemirim vive constante instabilidade desde que o ex-prefeito Luciano Paiva foi afastado e assumiu o vice Thiago Peçanha Lopes.
O então vice de Luciano conquistou luz própria na cidade e se reelegeu prefeito. Mas, a cidade não teve dias fáceis com a administração de Thiago e o prefeito foi cassado pela justiça. Com isso uma eleição suplementar ocorreu em 05 de junho de 2022 e Doutor Antônio foi eleito prefeito com mais de 50% dos votos.
Dr. Antônio se elegeu prometendo dias tranquilos e de prosperidade para a cidade. Mas passados oito meses de mandato, o atual prefeito gravou um vídeo em que “chora” dificuldades financeiras. Parece que o prefeito levou quase um ano para descobrir que a arrecadação mensal é menor do que a folha de pagamento.
Uma fonte da Câmara de Vereadores disse que a preocupação é com a possibilidade dos salários atrasarem e de uma iminente paralisação. Se isso ocorrer, nossa fonte disse temer pelo pior: “podemos ter outro prefeito afastado no município. E dessa vez seria por incapacidade de administrar as contas da prefeitura. O pior é que Dr. Antônio parece estar preparando a cidade para esse momento de crise. Essa fala dele de que falta dinheiro é péssima. É a primeira vez que um prefeito faz “fogo amigo” contra ele mesmo”, desabafou.
E agora?
Quem acompanha esse momento crítico da atual administração é a oposição que observa uma possibilidade de voltar ao poder. Será? Outra possibilidade é o surgimento de uma terceira via que representaria o rompimento definitivo com essa política conturbada do município.