Na última sexta-feira, o Governo do Estado lançou a Pesquisa de Demanda Turística no Espírito Santo. O levantamento será feito em 17 municípios em quatro momentos: temporada de inverno, Réveillon, temporada de verão e no Carnaval. Os resultados contribuirão para o planejamento de ações, bem como para a otimização de recursos públicos para o setor. A primeira pesquisa, que é referente à temporada de inverno, e teve início nesse sábado (13).
Serão realizados levantamentos de dados por meio da aplicação de questionários, face a face, para a caracterização da demanda turística em diversos destinos do Estado. O trabalho será realizado pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., vencedora da licitação feita pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A coleta de dados será realizada eletronicamente, com registro automático das coordenadas do local visitado por meio de GPS e da gravação do áudio das entrevistas.
O governador Renato Casagrande (PSB) destacou que os dados vão permitir organizar melhor as políticas públicas voltadas ao turismo. “Estamos buscando fazer com essa e outras ações que o Estado atraia cada vez mais pessoas. Quando sancionei o Feriado Estadual na época da Festa da Penha, recebi críticas, mas tenho certeza que será uma medida importante. É a terceira maior festa católica do país, muita gente vem ao Estado e podemos potencializar negócios com o feriado”, afirmou.
Outras iniciativas de fomento ao turismo foram citadas pelo governador, como a retirada de fios expostos na Rua do Lazer em Santa Teresa e as obras de reurbanização nos balneários de Anchieta, Piúma e Marataízes. “Estamos fazendo ainda um grande investimento em saneamento, que ajuda a criar um ambiente com qualidade de vida aos moradores e que atrai os turistas. Na região do Caparaó, estivemos hoje em Divino de São Lourenço, demos Ordem de Serviço para a construção de uma rodovia. Toda aquela região também será atendida com o saneamento. A política de turismo não é só da Secretaria, mas de todo o governo”, disse.
O secretário de Estado de Turismo, Dorval Uliana, destacou a importância da coleta destes indicadores para o desenvolvimento do trabalho do turismo no Espírito Santo, tanto para o Poder Público como para o trade. “As pesquisas de fluxo turístico são fundamentais para orientação e planejamento, uma vez que, por meio delas, pode-se dimensionar o fluxo de turistas, o motivo da viagem, renda gerada pelo turismo, entre outras informações imprescindíveis à gestão pública eficiente da atividade”, explicou.
O levantamento de dados será feito em Anchieta, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guarapari, Linhares, Marataízes, Piúma, Santa Teresa, Santa Leopoldina, São Mateus, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória. O prazo para execução das quatro pesquisas é de dez meses contados a partir da assinatura do contrato. A primeira pesquisa a ser feita será a da temporada de inverno entre os dias 13 e 28 de julho. No dia 31 de dezembro deste ano será feita a do Réveillon. Em janeiro de 2020 será feita a da temporada de verão, como também durante o feriado nacional de Carnaval.
Fonte: Assessoria Gov. ES