Política em um minuto – 24/01/2024
Depois do Realidade Capixaba divulgar o almoço do “grupo do Aleixo”, organizado pelo Desembargador Eder Pontes e pelo promotor Danilo Raposo Lírio no dia do congresso estadual do MPES, muita coisa ocorreu.
O “grupo do Aleixo” lançou a candidatura de Danilo ao cargo de Procurador Geral de Justiça do MP-ES, com a presença de alguns promotores e da equipe de sub-procuradores da promotora Luciana Andrade, sem que ela fosse avisada.
Danilo é seu chefe de gabinete e se lançou candidato com apoio do desembargador Eder Pontes, enquanto Luciana apoia o promotor Francisco Berdeal, Secretário-geral de seu gabinete.
Após a divulgação do almoço no Aleixo, que escancarou o racha do grupo que comanda o MP há 12 anos, Luciana convocou um reunião com alguns aliados em uma sala reservada durante o congresso e reclamou que soube pela imprensa da criação do grupo do Aleixo.
O promotor Marcelo Lemos, um dos presentes no almoço, anuncia pouco tempo depois sua saída do Centro de Apoio em Defesa do Meio Ambiente, cargo de confiança da Procuradora Geral, alegando no ofício que pedia demissão “em razão dos últimos acontecimentos”.
Comitê de Danilo
Uma fonte revelou a nossa equipe que Eder Pontes, Danilo Raposo Lírio, Tyago Hoffmann e Raphael Câmara fizeram um apelo ao Governador na semana passada para que ele ajude a esvaziar a candidatura do promotor Francisco Berdeal, candidato de Luciana, diante da preocupação de que ele entre na lista e Danilo não.
Oposição ensaia aliança
A promotora Maria Clara Perim, outra candidata à sucessão de Luciana, tida como oposição raiz, se encontrou com o desembargador Eder Pontes em seu gabinete dentro do TJ-ES no dia 15 de janeiro, início da noite, em torno das 18h. Isso acentua as especulações sobre a pauta dessa reunião entre a maior opositora da atual gestão do MP-ES com o desembargador padrinho da candidatura de Danilo.
E Luciana?
Se engana quem acha que a chefe do MP está fora do jogo. A dona da caneta ainda possui o poder de decidir essa eleição para um lado ou outro, caso seu candidato não fique na lista tríplice. Para isso, basta saber se movimentar nos bastidores.