Um curso de tratorista exclusivo para mulheres foi ofertado em Linhares por meio de parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A iniciativa faz parte do projeto Elas no Campo e na Pesca, criado em 2019. Na época, foi feito um diagnóstico em todo Estado que revelou que a principal demanda das mulheres do campo era em relação à visibilidade. Desde então, várias medidas têm sido tomadas para fortalecer e valorizar o trabalho feminino e a autonomia econômica e financeira das mulheres, por meio da assistência técnica, do acesso ao crédito e às políticas públicas e do apoio ao empreendedorismo, associativismo, cooperativismo e comercialização.
As alunas tiveram aulas teóricas e práticas para compreenderem o funcionamento do trator, a identificação e a correção de problemas, além da manutenção e operação prática da máquina.
“Achei de extrema importância para mim. Aqui na roça usamos muito o trator para as atividades do campo. O curso é muito bom”, disse Marineusa Gomes da Rocha, uma das produtoras rurais que participou do treinamento.
O objetivo dos responsáveis pelo projeto é estendê-lo para outros municípios no ano que vem e dar continuidade aos cursos direcionados ao público feminino. Para Alessandra Maria da Silva, gestora operacional do projeto no Incaper, quando uma mulher participa do curso, outras começam a se sentir motivadas a participar. “O que a gente tem observado é que quando uma mulher faz esse tipo de curso, ela se sente empoderada. Elas mostram para outras mulheres como foi gratificante participar do curso e outras mulheres se interessam também”, afirmou Alessandra.