quinta-feira, 21 de novembro de 2024 / 18:54
InícioNoticiasMP rachado: bastidores ganham a rua e disputa pelo poder fica evidente

banner topo matérias 728x90px

MP rachado: bastidores ganham a rua e disputa pelo poder fica evidente

Política em um minuto – 18/11/2023

A entrega do cargo de chefe do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOA) do Ministério Público Estadual (MPES) feita pelo promotor Marcelo Lemos comprova o que o Realidade Capixaba antecipou com exclusividade em duas notícias: o grupo original do desembargador Eder Pontes está rachado.

Relembre:

-> MPES: Luciana perde apoio e base lança promotor Danilo Raposo para sucessão

-> O ano de 2024 promete e muito para o MPES

Luciana foi traída?

Inicialmente, aliada do promotor Danilo Raposo Lírio, a procuradora-geral de Justiça do Estado, promotora Luciana Andrade começa a perceber que seus “aliados” puxaram seu tapete. Danilo Raposo desempenhou o papel de homem forte do Ministério Público do ES durante grande parte do mandato de Luciana e agora, a menos de quatro meses do término, se afastou da chefe para construir uma “carreira solo”. O que se comenta nos corredores do MP é que Luciana ficou com uma forte rejeição criada por ações de Danilo Raposo e agora, ele próprio se distancia de Luciana Andrade para se afastar da rejeição que ajudou a criar.

Isolada?

O movimento do promotor Marcelo Lemos passa a imagem de que existe uma onda de rejeição à Luciana. Mesmo que não tenha sido a intenção, Marcelo Lemos expõe um enfraquecimento na cadeia de comando do MPES.

E o Hoffmann?

O deputado estadual Tyago Hoffmann está em campanha por seu colega de Maracanã Danilo Raposo. Mesmo os Poderes sendo independentes, Tyago participou de algumas reuniões promovidas pelo desembargador Eder Pontes em busca de apoios ao nome de Danilo para suceder Luciana.

Bom ou ruim?

Existe na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) e no próprio Governo Casagrande figuras ilustres que se movimentam contra o nome do promotor Danilo. O motivo da rejeição seria o poder de influência que Tyago Hoffmann possui. Um deputado comentou que “se Tyago se acha dono do Estado, imagina com o amigo dele no comando do Ministério Público? Seria um risco à democracia“, ponderou.

Se engana quem acha que o jogo acabou

Durante um jantar em comemoração ao aniversário de um empresário importante do Estado, um promotor comentou: “A Luciana não está derrotada. Com o afastamento de Danilo e por consequência do Tyago Hoffmann a imagem da Luciana vai melhorar. Agora ela fica mais leve e pode conseguir colocar no cargo um aliado e, assim, colocar fim ao poder que Eder Pontes possui desde que comandava o MPES. Luciana ainda pode derrotar Eder, Danilo e Hoffmann”, argumentou.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3