O portal Realidade Capixaba publica a primeira de uma série de matérias que tem como objetivo abrir a ‘caixa-preta’ do relacionamento do poder público com a empresa prestadora de serviços de transporte coletivo na cidade de Guarapari desde 2016.
Na matéria de hoje, nossa equipe apresenta o resultado de uma enquete feita com leitores do portal que analisaram o serviço prestado pela Lorenzutti. Entre os dias 03/05 e 08/05, o Realidade recebeu mais de 200 mensagens. Só foram analisadas as mensagens que possuem identificação com nome e o bairro onde utilizam o transporte coletivo. De todas as reclamações, quatro se destacaram:
– Insatisfação com o atendimento oferecido pelos motoristas e cobradores;
– Demora ou mudança de horários dos ônibus sem prévio aviso;
– Solicitação de mais linhas de ônibus e linhas onde o transporte não circula;
– Lotação de transporte coletivo.
Além desses pontos os usuários também questionaram sobre a necessidade de se criar um aplicativo com os horários; ausência dos micro-ônibus para áreas de difícil acesso e número reduzido de veículos. Também foi expressivo o número de usuários que reclama da falta de fiscalização por parte da prefeitura nos ônibus da cidade.
Confira alguns comentários enviados:
Luiz André: “Santa Rosa até hoje não tem linha de ônibus até o colégio cultura. Cadê os micro-ônibus que foram prometidos pela empresa”.
Emerson: “O Santa Rosa assim como o Aeroporto são muito prejudicados por não terem ônibus que seria para atender esses dois bairros. Os moradores tem que esperar os ônibus Setiba, Santa Mônica e Jabaraí que já vêm lotados e não atendem os dois bairros. Espero que essa matéria traga algo de positivo para nós”.
Laudecy: “Tem deixado muito a desejar, ônibus lotados quase sempre”.
Juciara: “Não todos, mas os motoristas e cobradores são umas porteiras. Tratam nós passageiros como bois. Estamos pagando passagem pra ir ao destino… mas correm muito. Olha somos passageiros não estamos pedindo estamos pagando”.
Taise: “Deixa muito a desejar. Sempre fazem a alteração de horários sem comunicar aos passageiros. Os trabalhadores que precisam do ônibus às 5 da manhã dependem da boa vontade do motorista que sempre sai atrasado da garagem atrapalhando nossas vidas. Também devem ensinar como os motoristas e cobradores devem tratar as pessoas afinal pagamos passagem. Não são todos, mas alguns nem deviam trabalhar com pessoas”.
Maria: “Estamos sendo transportados por esses ônibus como se fôssemos animais. Ônibus superlotados. Se tivesse mais carros nas ruas não precisaríamos esperar tanto e com tanto desconforto”.
Alessandro: “Fui para uma consulta no Centro, peguei o ônibus em Santa Mônica, 4 pontos depois do trevo de Setiba e depois de 20 minutos no ponto, o ônibus estava lotado até briguei na hora. 4 pontos depois da saída do ponto final? Absurdo passagem cara e ficar em pé e apertado e a situação só foi piorando até chegar em Muquicaba”.
Mary: “Gostaria de saber onde estão os ônibus com ar condicionado? E onde estão também os micro-ônibus? Por que a empresa não atende a área rural?”.
Também foram questionadas as condições enfrentadas nos pontos de ônibus da cidade que em sua grande maioria não possuem abrigos para os passageiros.
Na sexta-feira (11/05) , vamos publicar a segunda matéria dessa série abordando irregularidades no transporte coletivo em Guarapari
Comungo com os reclamantes que devemos lutar por melhoras, a entrada desta nova rede já melhorou muito o atendimento mas podemos melhorar mais:
– Funcionários mais proficiência e educados,
– Mais linhas de atendimento aos bairros urbanos e rurais,
– Disciplinamento nos horários,
– Frequência das rotas com reforço nos horários de “pico”,
– Fiscalizacao com que sabe o que fiscalizar
A respeito desta empresa de coletivo.ônibus cheios. Cobradores e motoristas, não estão nem aí para nos passageiros como se tivessem fazendo o favor de parar pra gente. Horários não cumpridos. O itinerário eles mesmo que fazem..E aí para mais.
Eses motorista e cobrador nao tem respeito com o cadeirante vi varias vezes deixando cadeirante para tras uso quando tem que colocar un cadeirante no onibus vao com uma cara de bunda nao sao todos a maioria.