Segundo uma pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada , 2015), há no Brasil, mais de 101 mil moradores de rua e a maioria está localizada nas grandes cidades. A situação dessas pessoas é um assunto que preocupa prefeitos em todo o país, mas um caso em especial tem chamado atenção em Guarapari.
Uma moradora de rua se encontra abrigada na calçada de acesso à escola Cedtec em Guarapari. O fato chama a atenção pela falta de solução ao problema. Segundo informações de pais de alunos, a moradora de rua já está no local há mais de um ano e começa a incomodar o aprendizado. “Temos a preocupação com a situação dessa senhora, mas os alunos estão sendo prejudicados. Ela usa a janela da sala de aula para guardar seus pertences e faz suas necessidades na calçada.” Contou Ana Luiza, mãe de um aluno.
A moradora do bairro, Sônia Cristina também se mostrou incomodada com o problema. “A prefeitura já veio no ano passado, mas a moradora sempre volta. O que falta é uma política pública que resolva esse problema. Não adianta tirar daqui e colocar em outra rua. Precisa ser resolvido o problema”, desabafou.
Onde encontrar ajuda
A prefeitura de Guarapari disponibiliza os números (27) 3261-1377 e 3261-5787 para consultas e reclamações através da Setac e também atende das 8h às 18h, na Rua Santo Antônio, n 142, Bairro Muquiçaba.
Os alunos e moradores também podem entrar em contato com o CARAS (Centro de Referência da Assistência Social), através do telefone (27) 3262-1727, ou no endereço Av. Belo Horizonte, n° 6, Bairro Santa Mônica, Guarapari.
Reportagem, Joice Biane.