Com o objetivo de incentivar a doação de órgãos, o Ministério da Saúde lançou ontem (27/09), Dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha “A hora de lembrar”.
O Ministério apresentou um balanço dos transplantes realizados no Brasil nos últimos anos. De acordo com a Coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes, Rosane Reis Nothen, durante o primeiro semestre de 2017, houve um aumento de 16% no número de transplantes com relação ao ano passado, e isso se deve, principalmente, à atuação das companhias áreas e da Força Aérea Brasileira, que dão apoio ao transporte de órgãos.
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, falou sobre a importância do trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira no apoio ao transporte de órgãos, que foi reforçado após a assinatura do decreto nº 8.783. “Não teríamos esses 16% no aumento de transplante se não fosse o trabalho feito pelos nossos companheiros de FAB”, disse o titular da Pasta.
Estavam presentes o Subchefe de Avaliação e Doutrina do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, além de representantes do Ministério da Saúde e alguns parlamentares também estiveram presentes.
Segundo o Ministério da Saúde, para os próximos anos, a meta do País é diminuir a lista de espera, já que, atualmente, mais de 41.000 aguardam por um órgão.
Fonte: Ministério da Saúde