Para deixar os pratos mais atrativos e chamar a atenção da criançada para sabores nunca experimentados um grupo de merendeiras está soltando a criatividade nas escolas da Serra. A maçã se transforma em coruja; a abobrinha, em golfinho; e a salada de tomate com alface, em árvore de Natal.
A coordenadora regional de nutrição, Ligia Pasolini, conta que as merendeiras recebem treinamento periódicos. “No curso são abordadas boas práticas, resultados e bons exemplos que atraem e incentivam o hábito saudável e a alimentação das crianças”.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, por exemplo, as merendeiras dão um show de criatividade para chamar a atenção dos estudantes. “Os alimentos enfeitados ficam em exposição, como obras de arte, para que as crianças associem as figuras que gostam, como o Batman, o Papai Noel e flores ao alimento”, disse Ligia.
Para o secretário de Educação, Gelson Junquilho, além de deixar a comida mais atraente para os alunos a iniciativa tem feito com que a quantidade de comida desperdiçada diminua. “Estamos conseguindo atrair a atenção dos estudantes, mostrando novos sabores e evitando o desperdício”, afirmou.
A merendeira Jacqeline Freire conta que algumas crianças têm muita dificuldade para comer verduras e frutas. “No fim do ano passado, fiz um teste, montando uma árvore de Natal e o Papai Noel com os alimentos. Fez muito sucesso e eu me animei. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto e a cada dia monto algo diferente, de acordo com o cardápio da escola naquele dia”, disse.
A pequena Stéphanie da Costa, 9 anos, estudante do 4º ano, aprovou a decoração na comida. “Assim dá mais vontade de comer, até parece mais gostoso”, brincou.
Fonte: Assessoria Prefeitura da Serra