Política em um minuto – 20/10/2021
Os dias de líder do prefeito não estão sendo fáceis para a vereadora Rosana Pinheiro. Em 10 meses de liderança, a vereadora já recebeu inúmeras críticas dos colegas de Câmara.
Em uma pesquisa identificamos cinco matérias publicadas por nossa equipe sobre o tema:
Guarapari: Liderança do prefeito sofre primeira derrota em 2021
Izac Queiroz e Rosana Pinheiro em rota de colisão
Vereadores de Guarapari na bronca com a líder do prefeito
Bate-boca entre vereadores expõe racha na base do prefeito de Guarapari. Escute áudios vazados
A crise chegou a seu ponto mais alto no dia 07 de outubro, quando 15 vereadores assinaram um documento pedindo ao prefeito a retirada da vereadora Rosana da liderança e indicação de outro nome para a função. Relembre o caso: Abaixo-assinado contra líder do prefeito está pronto e assinado
E agora?
Na quinta-feira (14/10), a (ainda) líder se reuniu com os colegas de plenário para tentar resolver a questão. Segundo informações passadas a nossa equipe, o prefeito teria determinado que a vereadora se entendesse com seus colegas.
A reunião
A conversa entre os vereadores começou tensa, mas dentro da normalidade. Porém: “Soberba e arrogância. A vereadora Rosana teve a petulância de tentar enquadrar os vereadores. Ela faz cara de boazinha nas redes sociais, mas aqui todos sabem quem é ela. Aos poucos a máscara vai caindo”, disse um assessor de um vereador que esteve no prédio durante a reunião.
O que dizem os vereadores?
Publicamente nada. Em off o que é dito sobre a vereadora não pode ser publicado.
“Se é para o meu bem mesmo, eu fico”
A vereadora Rosana sabe que nenhum vereador quer a permanência dela na liderança. Mas, parece que a “mosquinha azul do poder” mordeu a vereadora e ela se recusa a entregar o cargo.
Grupo de WhatsApp
Dizem que em um grupo de apoiadores, a vereadora escreveu que a política está contaminada com coisas erradas e que ela não faz parte desse mundo. Disse ainda que sofre muito com essa missão. Será?
Segue como nosso treinador
O prefeito Edson Magalhães não aceita interferências e garantiu a permanência da vereadora na função, ignorando o pedido dos vereadores. No futebol, quando um diretor garante a permanência de um treinador ele leva em média 30 dias para cair.
Recebemos o recado
Da redação: se alguns vereadores não estão satisfeitos com o conteúdo publicado nesta coluna, existem dois caminhos republicanos: pedir direito de resposta ou responder no plenário. Fazer pressão no bastidor para cancelar a publicidade do site não vai funcionar.
Em tempo
“A imprensa serve para proteger os governados e não os governantes”.
A decisão do Supremo Tribunal de Justiça dos EUA no processo movido pela Procuradoria Geral da República contra os jornais “Washington Post” e “New York Times”, foi categórica a favor da liberdade. Ambos os jornais, ao terem acesso a um dossiê explosivo sobre a Guerra Vietnamita, não hesitaram em publicá-lo, mesmo podendo, no caso do “Post”, levar ao seu encerramento.