Uma pesquisa encomendada pela Multimídia Comunicação e realizada pela Brand Consultoria que estava prevista para ser divulgada ontem, quinta-feira, (03), foi suspensa pelo Tribunal Eleitoral do Espírito Santo.
A pesquisa favorecia numericamente o candidato (PSB) apoiado pelo atual prefeito de Anchieta.
De acordo com a decisão:
Diante do exposto, conclui-se que a aglutinação excessiva das faixas de escolaridade constitui uma irregularidade grave, pois distorce o perfil da amostra e compromete a fidedignidade dos dados coletados, impactando diretamente o equilíbrio e a transparência do processo eleitoral, o que justifica a suspensão da pesquisa até que sejam prestados esclarecimentos adequados e a regularidade da coleta de dados seja comprovada.
Ante o exposto, presentes os requisitos de fumus boni iuris e periculum in mora, DEFIRO a liminar para suspender a divulgação da pesquisa eleitoral registrada sob o número ES- 05877/2024 até ulterior deliberação do juízo da 17ª Zona Eleitoral-ES, nos autos da Representação nº 0600780-66.2024.6.08.0017.
CITE-SE como litisconsorte o representado na Representação nº 0600780-66.2024.6.08.0017 para que seja cientificado da concessão da presente ordem e para que apresente defesa no prazo legal, bem como se abstenha de divulgar a presente pesquisa, por qualquer meio, nos termos do artigo 16, §§1º e 2º, da Resolução TSE nº 23.600/2019, sob pena de multa diária (astreintes) arbitrada em R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
O cenário político de Anchieta está acirrado entre Marquinhos Assad (Podemos), Edinho Luiz Mattos (PL) e Léo Portugues (PSB).
Em comício realizado nessa quinta (03), O candidato Marquinhos Assad comentou sobre a decisão do TRE-ES. “A suspensão da pesquisa foi uma vitória da verdade”, já o vice Edinho ED+ destacou: “O lado de lá trabalha com a mentira, falo isto porquê já estive lá por anos”. No sábado (05), uma carreata está programada pela militância de Marquinhos e Edinho com saída de Iriri as 16h.
Confira na íntegra a decisão proferida pelo TRE do Espírito Santo