domingo, 8 de setembro de 2024 / 00:26
InícioNoticiasJulho das Pretas acontece, pela primeira vez, no Espírito Santo

banner topo matérias 728x90px

Julho das Pretas acontece, pela primeira vez, no Espírito Santo

O Julho das Pretas do Espírito Santo é uma ação de incidência política de agenda conjunta e propositiva com organizações e movimentos de mulheres negras. O projeto é voltado para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação, no entanto, é nacional e foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, que celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

Durante todo mês de julho, será discutido temas relacionados à superação das desigualdades de gênero e raça, colocando a pauta e agenda política das mulheres negras em evidência. O tema que vai norteiar as ações do Julho das Pretas faz referência também à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025

Segundo a organizadora, Zeferina Cris, é a primeira vez que acontece o Julho das pretas no Estado. “Precisamos pontuar que nós mulheres negras capixabas existimos. Proporcionar acesso de informação e conhecimento em diversos espaços é trabalhar para o fim do feminicídio, a valorização das mulheres negras e da periferia e o fortalecimento que Tereza de Benguela foi e é para nós”, frisa.

Tereza se tornou líder do maior quilombo do Mato Grosso do Sul e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. Em homenagem a Tereza, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data comemorativa foi instituída pela Lei n° 12.987/2014.

Confira a programação aqui.

banner lateral 300x300px 2

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3