Reta final de campanha e a disputa eleitoral “baixou” de vez o nível na cidade de Guarapari. O objetivo de quem espalha notícias falsas é confundir o eleitor e conquistar o voto através da persuasão e da mentira.
Ataques entre candidatos
Os candidatos aumentaram o tom nos discursos e os ataques disparados de cima de trios elétricos passaram a ser constantes na cidade. Para contra-atacar, os candidatos vítimas divulgam vídeos nas rede sociais “devolvendo” o ataque em “alto estilo”.
Fake news
Nessa última semana de campanha surgiram na cidade de Guarapari notícias falsas com o objetivo de mudar o voto do eleitor. O dano causado ao candidato vítima da fake news pode ser irreversível. O eleitor deve ficar atento e verificar a credibilidade das fontes das notícias.
Serviço: como combater as fake news
De acordo com o guia básico de enfrentamento à desinformação lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022, existem formas de identificação de uma fake news, algumas delas são: verifique se a notícia indica fonte de autoria, data e contexto da publicação; procure verificar a intenção de produzir de reações fortes no leitor; confirme a informação em mecanismos de buscas; verifique se os fatos apresentados podem ser confirmados. Para saber mais, clique aqui.