Política em um minuto – 14/01/2023
O vereador Zé Preto (PL) teve sua trajetória na Câmara de Guarapari marcada pela relação com o prefeito Edson Magalhães. Zé Preto sempre foi da base do prefeito, inclusive ficou ao lado de Edson Magalhães quando a câmara, na gestão de Enis Gordinho fez um forte movimento em defesa de Meaípe. Na época, Zé Preto defendeu Edson e ainda disse que o prefeito ia reconstruir a orla de Meaípe com uma emenda da então senadora Rose de Freitas (Relembre o caso: EXCLUSIVO: Prefeito manda barrar vereadores em ordem de serviço em boate de luxo. Veja vídeo)
Quando mudou de lado?
O vereador Zé Preto só mudou de lado quando resolveu se candidatar a deputado estadual e as pesquisas mostravam que Edson Magalhães estava desgastado na cidade. Nesse momento Zé Preto achou oportuno romper com ele e pular para a oposição.
De Direita ou de Esquerda?
Zé Preto se elegeu deputado estadual no partido e palanque de Bolsonaro. Em uma cidade tradicionalmente de direita, Zé Preto viu a oportunidade de se eleger defendendo os ideais da direita e fez campanha para Bolsonaro e Manato. Em vários momentos, Zé Preto fez duras críticas à Casagrande (PSB) defendendo que o melhor para o Estado era Manato (PL). Mas essa convicção terminou assim que a votação se encerrou e Casagrande se reelegeu. Zé Preto mudou de lado com a mesma facilidade que trocou a bandeira do Brasil pelas cores amarelo e vermelho do PSB. Com o argumento de que precisa trazer obras para o município, Zé Preto já se instalou no palanque de Casagrande.
Sem Zé Preto, Guarapari ficaria sem obras?
Alguém avisa a Zé Preto que quem ficou no palanque de Casagrande durante a campanha foi o ex-amigo dele, Edson Magalhães (PSDB). Além do prefeito, o deputado Tyago Hoffmann (PSB) também se elegeu no palanque de Casagrande. Sem falar do ex-subsecretário estadual de Turismo Gedson Merízio (Podemos) e do novo presidente da Cesan, Munir Abud.
2024 é logo ali!
Zé Preto terá que convencer os eleitores que deram vitória a Bolsonaro na cidade, que mudou de lado pelo bem da população e não possui nenhum outro interesse em caminhar com Casagrande a não ser levar mais obras para Guarapari.
Seguindo os passos de Zé Preto
Quem também se apressou em mudar de lado foi a ex-líder do prefeito na câmara, a vereadora Rosana Pinheiro. Chamou a atenção o fato da vereadora estar na primeira fila em uma solenidade no Palácio Anchieta aplaudindo Casagrande. Pelo visto a ex-Bolsonarista e ex-Magalhete, Rosana Pinheiro, também resolveu mudar de lado pelo bem da população de Guarapari.