O DataLab, centro de inteligência da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), está em fase de construção e promete reunir profissionais qualificados para a produção de estudos e pesquisas. O centro vai embasar estratégias de atração de investimentos para desenvolver a economia capixaba.
O investimento inicial, apenas em equipamentos de tecnologia, como computadores e painéis interativos, passa de R$ 750 mil.
O Centro contará com a expertise do Ideies, Senai, Sesi, IEL e Cindes, reunindo técnicos qualificados para estudos econômicos. O projeto também está em sintonia com a agenda de transformação digital da Findes, já consolidada na Federação com o Findeslab, um hub já totalmente integrado ao ecossistema de inovação no Estado.
A obra do DataLab da Findes deverá ser realizada entre os meses de setembro e dezembro deste ano. “Essa iniciativa da Findes está em linha com o que vem sendo desenvolvido por outras Federações de Indústrias do país, em Estados como Santa Catarina, Paraná, Ceará e Goiás. Essas Federações já têm implantados os seus laboratórios de dados, que têm se mostrados fundamentais para fomentar o desenvolvimento das regiões em que estão inseridas”, comenta a presidente da Findes, Cris Samorini.
Ela ainda acrescenta: “O DataLab, ao integrar ferramentas de big data com a capacidade de articulação institucional da Findes, fará a diferença para a atração de investimentos e, consequentemente, para o desenvolvimento da economia capixaba”.