quinta-feira, 21 de novembro de 2024 / 04:25
InícioNoticiasFesta da vitória “acende” luz de alerta em Guarapari

banner topo matérias 728x90px

Festa da vitória “acende” luz de alerta em Guarapari

Política em um minuto – 23/10/2024

Música ao vivo, quitutes e uma bela “arena” metálica. O prefeito eleito de Guarapari, Rodrigo Borges, organizou uma linda festa popular para celebrar junto da população a vitória nas urnas.

Vereadores, autoridades, imprensa e o povo festejaram a vitória de Rodrigo sem que um questionamento (necessário) fosse feito ao Borges: quem está pagando a conta dessa festa?

Quem paga a banda escolhe a música

Rodrigo possui um sobrenome tradicional na cidade e, por isso, carrega certa bagagem por conta de atos praticados pelos seus tios no passado. Se deseja ser reconhecido como um prefeito moderno, a política do pão e circo precisa passar longe da sua gestão. Principalmente se o pão e o circo servirem para ludibriar o “respeitável público”. Até porque, nesse picadeiro de Guarapari nós já sabemos quem fica com cara de palhaço no final do espetáculo.

Patrocinadores começam a cobrar a conta

Rodrigo Borges está com a agenda dividida: parte do seu tempo é dedicado a agradecer ao eleitor pela vitória e outra parte do seu tempo, essa muito mais reservada, é dedicada a ouvir “conselhos” sobre nomes que deve colocar em sua equipe. O primeiro “conselho” que Rodrigo recebeu foi para manter o secretário municipal de Meio Ambiente Breno Simões no cargo. Esse “conselho” veio através de um interlocutor da Construção Civil de Guarapari. Nesse caso, a informação que temos é que Rodrigo rejeitou o nome de Breno, mas permitiu que a construção civil indicasse outro secretário para a pasta. Um construtor contou a nossa equipe que Rodrigo se comprometeu a deixar o segmento indicar dois secretários, mas não revelou qual seria a outra pasta.

Turismo

Para a pasta de Turismo, Rodrigo Borges solicitou a representantes do trade turístico que se reunissem e enviassem uma lista com três nomes para que ele escolhesse um deles para a pasta.

Saúde

Para a Saúde, Rodrigo recebeu a indicação de dois nomes que hoje trabalham na prefeitura de Vila Velha.

Gabinete

Para ocupar o cargo de chefe de Gabinete, Rodrigo quer colocar um parceiro de campanha. O nome já está definido e deve ser anunciado em breve.

Comunicação

Para o comando da Comunicação Rodrigo convidou um jornalista de Guarapari.

E agora, Rodrigo?

Além de pedidos para cargos de secretários, Rodrigo Borges também escutou outros tipos de pedido. O primeiro veio de um interlocutor do Governo do Estado sobre o projeto de estender a faixa de areia da Praia do Morro. Projeto esse que recebe forte lobby da construção civil. Mas, existe um problema: Rodrigo criticou duramente o projeto durante a campanha e se promoveu combatendo esse tema.

E agora, Rodrigo II?

O prefeito eleito de Guarapari também se reuniu com a poderosa Fecomércio. Uma fonte disse à nossa equipe que a pauta principal foi o projeto que Edson Magalhães desenvolve junto com o empresário Maely em Buenos Aires. Inclusive o próprio Maely esteve na reunião como “convidado”. Esse será outro problema para Rodrigo. Assim como o engordamento da faixa de areia da Praia do Morro, o projeto de Buenos Aires sofreu fortes críticas de Rodrigo durante a campanha.

E agora, Rodrigo III?

Um interlocutor do deputado estadual Tyago Hoffmann se reuniu com Rodrigo Borges tentando aproximar os dois. Tyago está de olho nas grandes obras que serão realizadas pelo Governo do Estado em Guarapari e quer ser o “padrinho” de Rodrigo junto ao Governador. Nesse caso, o problema é pessoal. Rodrigo não suporta Tyago Hoffmann, mas na função de prefeito precisa decidir o que é melhor para a cidade.

E agora, Rodrigo IV?

Rodrigo Borges conversou com o deputado Zé Preto por telefone. Na pauta emendas do deputado, mas parece que Rodrigo disse que não precisa das emendas. Se for essa a decisão de Rodrigo, vai contrariar o próprio discurso. Durante a campanha Borges criticou duramente Edson Magalhães por se negar a receber emendas de adversários.

Preparado ou não?

Um empresário que participou de uma reunião com Rodrigo Borges confidenciou que a sensação é de que Rodrigo se preparou para vencer as eleições, mas não se preparou para administrar a cidade. “Se tentar administrar Guarapari com sua turma, logo, logo vamos sentir falta de Edson”, refletiu o empresário.

banner lateral 300x300px 2

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3