O ex-prefeito Orly Gomes entrou com pedido na Câmara de Vereadores de Guarapari sobre declaração feita pelo vereador Wendel Lima de que Orly usava a prefeitura para perseguir opositores.
A nossa equipe obteve acesso a cópia do requerimento através de um servidor da Câmara que pediu para não ser identificado por receio de sofrer retaliações.
Entramos em contato com o advogado do ex-prefeito sobre o objetivo do pedido. Por nota, o advogado confirmou que solicitou cópia da sessão em que Wendel Lima acusou Orly Gomes com o intuito de que as medidas necessárias sejam tomadas.
“O propósito do Sr. Orly é, diante do que foi veiculado na mídia, tomar ciência do que efetivamente foi dito pelo Presidente da Câmara de Guarapari e, se verificado algum excesso, adotar as providências cabíveis.
É importante compreender que a imunidade parlamentar não é absoluta e irrestrita, pois há requisitos próprios para ser invocada, de modo que o parlamentar pode responder pelos excessos perante a própria casa de leis e, se demonstrada que a manifestação não tem conexão com o exercício do mandato (art. 29, VIII, da CF), poderá também responder civil e criminalmente. A imunidade não é uma carta branca para caluniar, ofender ou mentir à população ou a seus pares.” Informou o advogado.
Pronunciamentos
Nossa equipe entrou em contato com o vereador que se colocou a disposição para uma entrevista que será agendada na semana que vem.
O que chama atenção do meio político de Guarapari é o fato de o PDT, partido do ex-prefeito Orly Gomes, ainda não ter se pronunciado. A nossa fonte na câmara disse que o que se comenta é que o presidente do PDT é aliado do vereador Wendel e que possui cargos, sendo esse o motivo de não ter se pronunciado.
O PDT possui três vereadores na casa e nenhum deles se manifestou a respeito da acusação feita pelo vereador Wendel Lima de que Orly Gomes usou a prefeitura para persegui-lo.
Entramos em contato com o presidente do PDT, Toninho Stein, que informou estar trabalhando e que não poderia atender nossa equipe. Posteriormente tentamos contato, mas o celular encontrava-se desligado.
Reportagem, Joice Biane.
Acho que o ex. Prefeito Orly gomes , não precisa de pessoas desocupadas para se defender de conversa fiada de pessoas sem noção , ele é um empresário conceituado , conquistou tudo que tem com trabalho e honestidade , sem nunca abrir a boca para atacar ninguém , as pessoas deveriam respeitar o momento , e parar de samear discórdia ,