Nesta quinta-feira (01), o serviço da polícia civil, localizado no Espaço Assembleia Cidadã, passa a funcionar das 8 às 17 horas. O número de vagas para atendimento diário será dobrado e quem precisar tirar a carteira de identidade terá mais facilidade para agendar na internet o serviço.
Segundo o perito oficial criminal Perli Ferreira Gomes Filho, o número de vagas vai passar de 40 para 80, mas é necessário entrar no site logo no início da manhã, às 8 horas, para solicitar as vagas. “Se a pessoa não puder comparecer é muito importante que cancele o agendamento para abrir vaga para outro interessado; faço esse apelo para que o serviço não seja prejudicado”, reforça.
Perli Gomes explica que o prazo médio para a entrega da carteira de identidade após o atendimento no posto é de 30 dias. Para retirar o RG é preciso apresentar o protocolo impresso no qual é estipulada a data para a retirada.
Documentação
O perito criminal alerta que, uma vez agendado o atendimento, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de residência quando a pessoa comparecer pessoalmente ao posto. Fotos de pessoas na faixa etária entre 5 e 65 anos são tiradas no próprio posto da Ales; quem tiver menos de 5 ou mais de 65 deve trazer a foto 3×4.
Além do RG o cidadão pode colocar na carteira de identidade informações relacionadas aos números de CPF, título eleitoral, fator RH (tipo sanguíneo), PIS, cartão SUS e especificar, mediante laudo médico, deficiência física ou intelectual, caso tenha algum problema dessa ordem.
“A primeira via da carteira de identidade é gratuita para todas as pessoas; a segunda via é de graça também para quem recebe até três salários mínimos; acima disso é preciso pagar uma taxa de R$ 68,22”, informa o chefe do posto.