A criação de gibis foi um meio encontrado pelos professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e o bibliotecário da UMEF Paulo Mares Guia para produzir uma aula diferenciada para o Ensino Fundamental.
A professora de Língua Portuguesa, Terezinha Maria, foi quem teve a ideia a princípio e resolveu compartilhar com os colegas: “Na pandemia tivemos que nos reinventar e eu sempre gostei de trabalhar com a interdisciplinaridade. Quando começamos com o Tutoria Pedagógica, falei que precisávamos pensar em atividades diversificadas para os alunos”, contou.
Na metodologia, por exemplo, os alunos aprendem gêneros textuais na aula de português e sobre vitaminas, proteínas e demais nutrientes em ciências. Depois, é necessário juntar as informações porque eles precisam criar uma história em quadrinhos sobre alimentação saudável. Depois de escrever a narrativa e desenhar, é hora de ir para o laboratório de informática colocar tudo na telinha do computador.
E para finalizar, na hora de aprender na prática sobre alimentação saudável com a Horta Escolar, a professora de matemática foi convidada para explicar sobre razão e proporção, regra de três e sistema de medidas com o objetivo dos alunos identificarem qual o tamanho dos canteiros, quantas sementes e mudas podem ser plantadas e qual é a distância correta de cada uma.