Política em um minuto – 02/04/2020
O prazo para a filiação partidária se encerra no dia 4 de abril para quem deseja disputar as próximas eleições. Preocupados com as legendas partidárias necessárias para se eleger os vereadores, os presidentes dos partidos estão desrespeitando o confinamento e, em ritmo frenético, visitam possíveis candidatos levando propostas nada republicanas para convencê-los a se filiarem em seus partidos.
Flagrante nas redes sociais
Em uma rápida pesquisa em grupos políticos de WhatsApp de vários municípios capixabas, nossa equipe constatou registros fotográficos de vários pré-candidatos reunidos com diversos presidentes de partidos. Em uma postagem, uma pré-candidata a vereadora de um município da Grande Vitória afirmou ter recebido em sua casa representantes de quatro partidos na última semana.
No rastro do coronavírus
Se apenas um desses pré-candidatos estiver contaminado, basta um aperto de mãos com um presidente de partido, que este levará o vírus a muitos outros pré-candidatos causando assim uma verdadeira “pandemia eleitoral”.
E o exemplo?
Os presidentes de partidos poderiam usar máscaras e luvas, em carácter educativo, quando fossem anunciar os novos filiados, mas se fizerem isso correm o risco de não serem reconhecidos nas fotos.
Reflexão
Pelo visto, o medo de ser esquecido é maior que o medo do coronavírus.