Política em um minuto – 20/01/2021
A Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade no Espírito Santo, entidade sindical, apresentou questionamento sobre a legalidade da eleição para presidente do Conselho Estadual de Turismo realizada no dia 14 de janeiro, em que o representante do segmento Construção Civil, Fernando Otávio Campos foi eleito. Fernando ocupa a cadeira da Findes no Conselho Estadual de Turismo.
Dos argumentos
Segundo consta no documento extrajudicial encaminhado ao Governo do Estado e à Secretaria Estadual de Turismo, com cópia aos membros do Conselho Estadual de Turismo, a eleição foi irregular por permitir a participação como representante dos profissionais de turismo de pessoa não reconhecida pela entidade sindical que representa a categoria. Outro ponto também questionado foi o fato do secretário estadual de Turismo, Durval Uliana, ter feito campanha para Fernando Campos, inclusive telefonando para integrantes do Conselho pedindo o voto, o que pode ser caracterizado como influência política e pressão sobre os membros do conselho.
O que pede a Federação
O presidente da Federação, Odeildo Ribeiro dos Santos, solicita que seja respeitada a legitimidade da federação e dos seus membros para composição do Conselho Estadual de Turismo, sendo assim, que a eleição seja dada como nula e que novo processo eleitoral seja convocado respeitando os prazos e as entidades representativas.
Veja texto encaminhado pelo presidente da Federação aos membros do Conselho
Prezados,
Bom dia!
Seguem, em anexo, os documentos hoje protocolados junto a Secretária de Estado e Turismo do estado do Espirito Santo bem como a notificação endereçada ao Exmo. Sr. Governador do estado Renato Casa Grande, em resposta as nulidades notórias e aparentes verificadas desde o edital e no decurso da reunião realizada no dia 14 de janeiro de 2021, que elegeu o então Sr. Presidente do CONTURES.
Na presente notificação/ impugnação administrativa a Federação – FETTEEHES requer que sejam apurados as nulidades suscitadas na presente peça assim como os atos de improbidade ocorridas pelo ilustre Secretário na presente mesa de condução de trabalhos.
A FETTEEHES não está só, ela e todas as demais instituições signatárias que apoiam a presente peça REQUEREM MEDIDAS URGENTES, sob pena DE SEREM TOMADAS OUTRAS MEDIDAS JUNTO AOS ÓRGÃOS COMPETENTES.
Ao dispor, Odeildo Ribeiro dos Santos.