A Editora Cousa abriu um chamado para a inscrição de textos de escritores de Colatina para compor a coletânea Poetas do Rio Doce, livro que tem lançamento previsto para o primeiro semestre do ano que vem. Serão selecionados até 60 textos para a publicação. As inscrições são gratuitas e vão até 10 de janeiro de 2025 por meio de formulário online: https://forms.gle/ahuxohR4kvXYRkQv7 .
Podem participar autores residentes no município de Colatina, que podem enviar um texto por pessoa, em poesia ou prosa, em formato digital com até duas laudas em letra Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 cm. Além disso, cada autor deve enviar seu nome completo, nome artístico (caso exista) e minibiografia de até cinco linhas.
A seleção dos textos será feita por uma curadoria especializada, levando em consideração a qualidade, originalidade enquanto gênero literário. O resultado será divulgado até o dia 30 de janeiro de 2025 por meio do Instagram @caravanacombiousa.
Serão impressos dois mil exemplares da coletânea, tendo cada autor selecionado o direito a 5 exemplares e certificado de participação. Além disso, será feita uma versão em e-book para ser disponibilizada nas lojas virtuais.
O propósito do projeto, que conta com apoio da Fundação Renova e apoio do Centro de Referência das Juventudes de Colatina, é promover a formação literária, estimular o amor pelos livros e incentivar a produção literária no município, além de fomentar a circulação literária e os escritores locais e mercado editorial capixaba como um todo.
Com mais de 15 anos de trajetória, a editora Cousa tem construído uma importante trajetória no cenário da literatura independente, com um catálogo de mais de 300 livros publicados, sendo cerca de 80% deles de autores capixabas, apesar de também incluir nomes nacionais e internacionais, tendo inclusive um de seus livros conquistado o Prêmio Jabuti, mais importante da literatura brasileira.
Além da edição e publicação, a Cousa tem investido cada vez mais na difusão literária criando estratégias criativas para alcançar os leitores. A editora se distingue por suas iniciativas inovadoras na promoção da literatura, como palestras em escolas públicas, saraus literomusicais, songbooks, cineclubes e doações de livros.
Uma das ações de maior destaque é a Combiousa, um Kombi do ano 2005 que foi adaptada para se tornar uma biblioteca e centro cultural itinerante, percorrendo o Espírito Santo e estados vizinhos para propagar cultura por meio de caravanas literárias.
Uma delas é a edição Caravana Combiousa – Poetas do Rio Doce, que teve início no dia 29 de outubro com a realização de oficinas de Escrita Poética e Escrita em Prosa, com foco em jovens de Colatina. As atividades fazem parte da mobilização para incentivar a escrita na população colatinense e fomentar inscrições para a coletânea. A caravana colatinense culminará com o evento de lançamento da Antologia Poetas do Rio Doce, em data e local a serem definidos.
Fonte: Editora Cousa