700 doses da vacina Tríplice Bacteriana (DTP) foram liberadas pelo Ministério da Saúde e chegam a Linhares e são distribuídas entre as Unidades de Saúde (US). A DTP protege crianças contra difteria, tétano e coqueluche e estava em falta há seis meses.
Para vacinar, os pais devem levar o Cartão de Vacina da Criança e Cartão do SUS que é exigindo pelas Unidades de Saúde. A vacina é aplicada conforme rotina de vacinação de cada unidade.
A Tríplice Bacteriana é aplicada em crianças de 1 ano e 3 meses, que é o primeiro reforço, e em crianças de 4 anos, correspondendo ao segundo reforço. A diretora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, Jackelene Ramos, informou que a cota de vacinas direcionada a Linhares, se disponibilizada corretamente todo mês pelo Ministério da Saúde, normalizará os estoques das 35 Unidades de Saúde de Linhares.
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizar o envio de outra vacina esperada pelos pais: a Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo B. “A Pentavalente são doses importadas e aguardamos a liberação pela Anvisa para que a situação vacinal das crianças do município também seja normalizada”, pontuou a diretora.