Entre os meses de março e dezembro de 2017, a equipe do Portal Realidade Capixaba apurou uma grande quantidade de informações entregues por fontes que apontavam irregularidades na realização dos eventos oficiais em Guarapari. Nesse período, publicamos uma série de matérias com as irregularidades identificadas pela nossa equipe. Para a produção dessas matérias, contamos com o apoio de um escritório de advocacia.
Por orientação dos advogados, todo o material utilizado para a produção dessas matérias foi protocolizado hoje, segunda-feira, (18/12), na Câmara de Vereadores de Guarapari, por ser o órgão responsável por fiscalizar as contas do município. Também entregamos na Câmara a cópia de um áudio obtido com exclusividade pela nossa equipe. Esse áudio contém uma conversa entre dois homens. É possível ouvir um dos interlocutores da conversa afirmando que entregou parte do valor do seu contrato para um agente público no município de Guarapari.
Com o objetivo de não atrapalhar as investigações, não vamos identificar os nomes mencionados na conversa, até que uma perícia seja feita no áudio. Também não vamos identificar as nossas fontes, o que nos e garantido por lei: A prerrogativa jornalística em utilizar o sigilo da fonte foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988 ao estabelecer que é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional (artigo 5º, inciso XIV).
O papel da imprensa livre é contribuir para que as informações de interesse da população sejam divulgadas e que seja dada a devida publicidade dos fatos. Com esse intuito, vamos divulgar a seguir parte do áudio recebido pela nossa equipe. O conhecimento integral do áudio, assim como o nome de todos os envolvidos na produção dessas matérias é de conhecimento apenas do editor do Portal Realidade Capixaba, com o objetivo de resguardar a equipe e preservar o sigilo da fonte.
Relembre as matérias produzidas com as informações obtidas pela nossa equipe:
20/07/2017: http://www.realidadecapixaba.com/valor-dos-caches-de-shows-chama-atencao-em-guarapari/
09/09/2017: http://www.realidadecapixaba.com/sectur-nega-ter-autorizado-mas-ginasio-vira-alojamento-no-cancun-guarapari/
05/10/2017: http://www.realidadecapixaba.com/funcionario-fantasma-em-guarapari-secretaria-de-turismo-responde-ao-mp/
22/11/2017: http://www.realidadecapixaba.com/materia-especial-suspeita-de-superfaturamento-em-guarapari/
14/12/2017: http://www.realidadecapixaba.com/materia-especial-irregularidades-se-repetem-na-esquina-da-cultura/