Nesta sexta-feira (27), no Dia da Mata Atlântica, Santa Teresa prepara uma semana de atividades diversificadas durante a 1ª Semana da Mata Atlântica de Santa Teresa/ES, realizada de 27 a 29 de maio, por meio do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA).
Na ocasião, os visitantes vão conferir mostra de ciências, apresentação musical, palestra e oficinas. O objetivo do evento é promover reflexões sobre a conservação desse importante bioma.
Santa Teresa, onde o INMA está instalado, é reconhecida mundialmente pela diversidade biológica. A realização do evento temático pretende também consolidar o município como a capital nacional da Mata Atlântica, considerando sua rica biodiversidade, a localização do município na “Mata Atlântica Central” e a história de Augusto Ruschi, o Patrono da Ecologia do Brasil.
A abertura oficial da Semana acontece no dia 27, às 18 horas, no auditório Augusto Ruschi, no INMA. A solenidade conta com a palestra “Um bioma pela vida: a Mata Atlântica na promoção da saúde planetária”, ministrada pela pesquisadora Magali Romero Sá, da Fiocruz. Encerrando a cerimônia, haverá apresentação da Cia Musical Allegro, com regência do maestro Inárley Carletti.
O evento é inteiramente gratuito e aberto ao público. A Mostra de Ciências da Mata Atlântica funcionará nos dias 28 e 29 de maio, das 8 às 17 horas.
1ª SEMANA DA MATA ATLÂNTICA DE SANTA TERESA/ES
*27 de maio, sexta-feira – 18 horas*
*Abertura oficial*
Apresentação do Plano de Gestão do INMA 2022-2025 – Sérgio Lucena Mendes, Diretor do INMA
Anúncio de acordos de cooperação institucional
Palestra “Um bioma pela vida: a Mata Atlântica na promoção da saúde planetária” – Magali Romero Sá, pesquisadora da Fiocruz
Lançamento da “Mostra de Ciências da Mata Atlântica”
Concerto da Cia Musical Allegro – Regência do maestro Inárley Carletti
Apresentação musical – Duo Babel
*28 e 29 de maio, sábado e domingo – 8 às 17 horas*
*Mostra de Ciências da Mata Atlântica*
Oficinas – Jogos educativos – Mostra de fotografias – Observação com microscópios e lupas – Árvores gigantes da Mata Atlântica
Exposição “Moradores da Floresta”
*Expositores*:
Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA)
Associação de Amigos do Museu de Biologia Mello Leitão (SAMBIO)
Centro de Tecnologia Mineral (CETEM)
Escola São Francisco de Assis (ESFA)
Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF)
Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)
Instituto Marcos Daniel (IMD)
Instituto Pró-Tapir
Instituto Últimos Refúgios
Reserva Natural Vale
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES
Sobre o Dia da Mata Atlântica
A data é comemorada no dia 27 de maio e foi instituída por decreto presidencial, em 1999. O dia escolhido faz referência à data em que Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento em que, pela primeira vez, descreveu a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas, ainda em 1560.