O deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) decidiu encampar a demanda dos moradores e proprietários de imóveis de Meaípe, balneário de Guarapari, para colocar fim aos danos que as ressacas marítimas estão causando no local e anunciou que vai se juntar à Prefeitura do município para buscar soluções para o problema.
Além do turismo prejudicado, casas de moradores e o comércio local já estão sendo ameaçados pelo avanço do mar. Nesta segunda-feira (17), Enivaldo dos Anjos terá uma audiência com o governador Paulo Hartung (PMDB) para tratar do assunto, levando-lhe, oficialmente, a reivindicação de um plano de ação para conter o avanço da maré sobre a linha do mar em Meaípe.
“Já levei o assunto ao conhecimento do governador e agendamos essa audiência específica para tratar do caso”, disse Enivaldo.
O problema em Meaípe é antigo, segundo a presidente da Associação de Moradores, Marlene Celda Amado. O fenômeno se repete todos os anos. De acordo com a líder comunitária, “isso prejudica a todos, porque a orla não tem mais praia”.
Enivaldo dos Anjos acrescentou que não existe mais faixa de areia para os banhistas nem colocarem cadeira de praia para tomar sol e anunciou que, provavelmente, neste final de semana fará uma visita in loco para registrar a situação e conversar com moradores e comerciantes sobre as providências necessárias.
Os quiosques foram retirados da orla em 2012 com a promessa de realização de obras de reurbanização da região, mas nada disso aconteceu. “Fiquei sabendo que a Samarco tinha um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para essa orla e nada foi feito. Vou procurar também o prefeito Edson Magalhães, que foi meu colega de plenário na Assembleia, para agirmos juntos nessa frente”, disse Enivaldo.
Moradores e comerciantes reclamam de abandono do importante balneário. Providências paliativas tomadas pela Prefeitura nunca resolvem em definitivo o problema. “É preciso uma grande intervenção na região para resolver o problema de uma vez por todas. Se for preciso, vamos reunir forças da bancada federal para conseguir os recursos necessários para isso”, acrescentou Enivaldo dos Anjos.
Reportagem, Joice Biane.