As ações implementadas na capital para o combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foram destaque nesta quarta-feira (11) durante a audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no plenário da Câmara de Vereadores Vitória.
Com cerca de 90% da população adulta vacinada e 47,4% totalmente imunizada com as duas doses ou dose única, a capital avança para a ampliação da vacinação da população com mais de 25 anos e observa uma redução nos óbitos em pessoas com idades acima de 60 anos.
Na ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, destacou que além da celeridade na vacinação, a atual gestão vem priorizando a assistência aos sintomáticos respiratórios em todos os pontos de atendimentos da cidade.
“Monitoramos os sintomáticos respiratórios, acolhemos e fizemos a captação precoce de casos graves, ofertamos testes rápidos em nossas Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos e também o exame de PCR”, pontua.
Ela destacou ainda que o município realiza o monitoramento sistemático de dados em saúde, como o número de notificações, a ocorrência de internações e de óbitos, dentre outros. O objetivo é identificar o traçado epidemiológico e direcionar, de forma dinâmica, às estratégias de intervenção.
“Essas ações somadas refletem resultados positivos, mas é muito importante que todos mantenham os cuidados, como o uso da máscara, manter o distanciamento, sempre higienizar as mãos”, reforçou a secretária.
Outras ações destacadas na prestação de contas foram o índice de cobertura de medicamentos (97,12%); o início da vacinação contra a Influenza (Gripe); e a implantação do Vacinômetro, que traz dados atualizados da imunização contra Covid em Vitória e permite que os cidadãos possam acompanhar todas as informações sobre a vacinação no município.