sexta-feira, 18 de outubro de 2024 / 20:26
InícioEsporte e SaúdeCovid-19: Ato simbólico marca início da Campanha Viana Vacinada

banner topo matérias 728x90px

Covid-19: Ato simbólico marca início da Campanha Viana Vacinada

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã de ontem, domingo (13), do ato simbólico que marcou o início da aplicação das primeiras doses no Dia D de vacinação para o estudo de efetividade do uso da meia dose da vacina AstraZeneca na população vianense de 18 a 49 anos. A Campanha Viana Vacinada deve imunizar até 35 mil pessoas contra o novo Coronavírus (Covid-19) em uma iniciativa pioneira no País.

O estudo denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19” combina vacinação com meia dose no público definido, além de acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético da Covid-19.

“Um domingo de muita alegria para Viana, para o Espírito Santo, para o Brasil e para a ciência mundial. Esse Dia D é muito importante para proteger a população vianense contra essa doença, mas se mostra ainda mais relevante para a ciência. Temos mais de cinco bilhões de pessoas no mundo que estão sem vacina. Se atingirmos os resultados que esperamos, vamos produzir um efeito social-econômico extraordinário. Certamente será um benefício sem precedentes para todo o mundo”, destacou o governador.

O ato também foi acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, que destacou o ineditismo da ação. “Hoje é um dia de esperança e também um dia inédito na história do Espírito Santo. Estudos ousados como esse apontam um novo caminho para a imunização da população, hoje sedenta para exercer seu direito de ser vacinada. A qualidade e profundidade desse estudo demonstra o que o Sistema Único de Saúde é capaz de produzir em favor da população”, declarou.

Nésio Fernandes fez um agradecimento a todos os profissionais de saúde que fazem parte desta iniciativa. “Destaco a liderança da professora Valéria Valim, que tem destaque no SUS e muito nos orgulha. Agradeço a missão da OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] pelo apoio e a todos os servidores da Saúde. A população de Viana escreve seu nome na história para o bem de todos os brasileiros”, complementou o secretário da Saúde.

A coordenadora do estudo, professora e médica Valéria Valim agradeceu em nome dos pesquisadores a confiança na realização deste estudo de grande importância tanto para cidade quanto para o Brasil. “Agradecemos a todos os trabalhadores do SUS por esse grande esforço de três semanas para realização dessa vacinação em massa e também de todas as instituições envolvidas no desenvolvimento do estudo”, afirmou.

“O Espírito Santo tem sido parceiro em muitas coisas, mas principalmente em inovação. A união de todas as pessoas que acreditam em suas autoridades. Na OPAS, trabalhamos para a saúde das pessoas, para que ninguém fique para trás. Nessa longa e difícil pandemia que colapsou o mundo inteiro, desde os mais ricos até os mais pobres, muitas pessoas perderam entes queridos. Mas, nós, como seres humanos, sempre temos esperança e a vacinação é essa esperança”, ressaltou a representante da OPAS no Brasil, Socorro Gross Galiano.

 

Na oportunidade, o Secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel foi vacinado pelo secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes. “Hoje, estive com o governador Renato Casagrande e com o prefeito Wanderson Bueno acompanhando a vacinação de toda a nossa população. Também tive o privilégio de ser imunizado pelo nosso secretário de Saúde Nésio Fernandes. Deus abençoe para que a vacinação chegue a todas as pessoas e que possamos voltar a abraçar as pessoas que amamos!”, afirmou Gilson.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Paulo Sérgio de Paula Vargas; e o superintendente estadual do Ministério da Saúde, Bartolomeu Martins Lima.

Dia D

Após a solenidade de início da Campanha Viana Vacinada, o prefeito Wanderson Bueno, um dos voluntários do estudo, realizou a coleta de sangue e, em seguida, os profissionais da saúde deram início a aplicação da meia dose.  Logo após o ato simbólico realizado na sede do É Para Já, em Marcílio de Noronha, o governador Renato Casagrande e demais autoridades visitaram outros locais de vacinação no município. Ao todo, a meia dose da vacina está sendo aplicada em 35 postos distribuídos em vários bairros da Viana. A comitiva esteve em pontos de vacinação nos bairros Vila Bethânia, Canaã, Universal e também em Marcílio de Noronha.

Fonte: GovernoES / Fotos: Secom

banner lateral 300x300px 2

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

banner lateral 300x300px 2

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

banner lateral 300x300px 3