O Corpo de Bombeiros Militar sinalizou que o efetivo do curso de formação de soldados 2019 (150 alunos) estará à disposição, caso seja necessário a atuação na limpeza das praias do litoral capixaba devido à chegada das manchas de óleo. O 38º BI do Exército brasileiro também disponibilizará homens para atuação.
Desde o início do evento, o município de Conceição da Barra abriu cadastro de voluntários e realizou treinamento com os funcionários de limpeza urbana. Somado a isso, a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), por meio do campus em São Mateus, disponibilizará grupos de estudantes voluntários.
As equipes voluntárias estão sendo treinadas para atuar no litoral norte, aguardando a chegada do óleo. O treinamento é voltado para a limpeza das praias e para as ações de contenção preservando os estuários e os manguezais.
É necessário grande entrosamento e esforço entre os entes e órgãos para minimizar os possíveis danos e o Corpo de Bombeiros Militar, junto de sua Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, estão alertas e preparados para dar início a operação.
Fonte: Assessoria SESP