No mês de conscientização da importância da doação de órgãos, o Hospital Evangélico, que é referência em transplantes de rim, córnea e coração, abraça essa causa com a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em parceria com as equipes de transplantes do HEVV.
Segundo a nefrologista do HEVV, Luciana de Assis Borba, as pessoas ainda têm muito medo de autorizar a doação de órgãos. “É muito importante falar sobre esse assunto e retirar as dúvidas de como o processo acontece. Qualquer pessoa que teve morte encefálica e a família autorize a doação pode salvar muitas vidas”, reforça a médica.
Nesse ano, o HEVV realizou 17 transplantes renais. “Nosso objetivo é que o número de transplantes aumente ainda mais. Sensibilizar as pessoas para que a doação de órgãos se concretize é o primeiro passo”, destaca Bruno Majevski, que é enfermeiro referência de transplante do HEVV.
Em Vila Velha, Simone Brito, 17, fez a cirurgia de transplante de rim no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) e ganhou uma nova vida. “Essa cirurgia devolveu a minha felicidade. Hoje posso fazer planos. Vou voltar a estudar, sair com meus amigos e ter uma vida normal”, conta Simone.
Atualmente, no Espírito Santo, 1.231 pessoas aguardam por um transplante de rim. Magno Marchesi é um deles. Ele faz hemodiálise no HEVV desde 2019 e está na fila de espera há um ano. Agora, Magno está na expectativa de fazer o transplante de rim com doador vivo. “Eu estou bem ansioso para realizar a cirurgia. Mas enquanto não acontece sigo fazendo a hemodiálise no Hospital Evangélico”, declara Marchesi.
Número de que pacientes na fila de espera no Espírito Santo 2022:
Córnea: 683
Coração: 07
Fígado: 18
Rim: 1.231