O 13° Congresso Estadual Espírita do Espírito Santo aconteceu nos dias 22,23 e 24 de setembro no Centro de Convenções de Vitória e reuniu mais de 2 mil pessoas. O coral da Federação Espírita do Estado – FEEES fez a abertura e em seguida a presidente da federação, Dalva Silva Souza deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “13° congresso é um momento muito especial que reúne congressistas do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Sou grata pela presença de todos e agradeço aos colaboradores que trabalharam para que esse evento pudesse se realizar. Muita paz, que Jesus abençoe esse trabalho que se inicia”, disse Dalva.
Depois da prece inicial o presidente da Federação Espírita Brasileira, Jorge Godinho Barreto Nery, falou sobre o tema “A missão espiritual do Brasil”. “O Brasil continua a acolher, a diversidade soma e nós devemos ter a consciência desse papel. Temos a base deixada pelo Espírito de Verdade”. Disse Godinho.
No dia 23, sábado, as atividades aconteceram simultaneamente, assim, os participantes puderam escolher as atividades. Um dos temas discutidos foi “Mídia de massa e redes sociais”, com Rodrigo Brasileiro e Michele Carasso que fizeram os participassem refletirem sobre como e por que usam as mídias sociais. “Comece a refletir o que você está consumindo nas redes sociais, o que você está recebendo e compartilhando”, disse Rodrigo. E Michele Carasso exemplifica:”Se eu recebo algo ruim e repasso, eu já sintonizei com aquele sentimento”. Na parte da tarde, André Luiz Peixinho, presidente da Federação Espírita da Bahia e Andrei Moreira, presidente da Associação Médico-Espírita de Minas Gerais e Coordenador médico e de divulgação da Fraternidade sem Fronteiras, trataram de forma descontraída sobre o tema “Bioética e valorização da vida”. Na sala ao lado, participantes puderam refletir sobre “Diálogo interreligioso” com participação de representantes de vários segmentos religiosos.
No encerramento, dia 24, domingo, falaram o juiz de Direito e palestrante, Haroldo Dutra Dias, e o psicólogo e palestrante Rossandro Klinjey. Haroldo abriu os trabalhos do dia e foi enfático sobre o tema “O primado do espírito e as transformações sociais. “Vivemos em um momento que o egoísmo enlouqueceu, em que o mal continua ousado, mas deixou de ser atrativo e se tornou pueril. O dogma materialista se esgotou. o espiritismo nos convida a ver as mesmas coisas, mas com outro olhar, relações familiares, religiosidade e até mesmo dinheiro”, disse Haroldo.
O evento também contou com apresentações musicais, desfile de camisas personalizadas, venda de livros, apresentações de projeto como o Fraternidade sem fronteiras, entre outros.
Para ver mais fotos do evento, acesse: https://www.facebook.com/federacaoespiritadoes/