A melhor idade ou terceira idade é a forma que nos referimos às pessoas com idade igual ou superior aos 60 anos, que no Brasil vem crescendo gradativamente, ultrapassando hoje 10 % da população total. É provável que esse número aumente ainda mais, uma vez que a expectativa de vida vem numa crescente constante. Um aspecto que contribui para esse crescimento é a busca dos idosos para estarem em movimento.
Estudos comprovam que uma caminhada de 75 minutos por semana aumenta em 1,8 a expectativa de vida. A terceira idade tem procurado por musculação, aula de ginástica, natação, calçadões e muitas outras atividades.
Em função do tempo acontecem várias transformações progressivas e irreversíveis na vida de uma pessoa. O aumento de gordura que pode levar a doenças como hipertensão, a quantidade de massa e força muscular diminuem podendo causar quedas, tendões e ligamentos desgastados, a capacidade respiratória também é afetada em aproximadamente 30%.
A prática de atividades físicas traz benefícios como: fortalece a musculatura, melhora os aspectos respiratórios, aumenta a autoestima e promove também a inclusão social dessas pessoas que por sua vez se sentem mais seguras para caminhar sozinhas, ir ao banco, subir e descer de um ônibus, atravessar a rua, trazendo assim mais independência.
Em nossa cidade é muito comum encontrarmos muitos idosos pela manhã praticando atividades ao ar livre. É importante que procure se exercitar no horário em que o sol não esteja tão forte, evitar andar por calçadas com pisos falsos e se possível sempre procurar um educador físico para que dê as orientações necessárias para manter sempre a saúde em dia.
É muito bom que a população se atente a isso e comece a aproveitar os benefícios da atividade física deixando de lado o sedentário, de forma consciente é possível se exercitar nas praças, na rua e nas praias da cidade, e que os profissionais que atendem a este público estejam cada dia mais antenados às suas necessidades e priorize o bem-estar, elevando dessa forma a qualidade de vida na melhor idade de uma pessoa.
Thamires L. Moraes
Bacharel/ Licenciatura Educação Física, pós-graduada em Educação Física Escolar.
O conteúdo do texto é exclusivo e de responsabilidade do autor.