Política em um minuto – 28/04/2023
Considerada as prévias das eleições para Procurador Geral do Estado, prevista para março de 2024, a chapa apoiada pela Procuradora Luciana Gomes Ferreira de Andrade foi derrotada por 206 a 147 votos. Em um pleito tumultuado, com troca de acusações, renúncia da comissão eleitoral e anulação da primeira votação a pedido da chapa “Unidade, ação e equilíbrio”, foi realizada uma nova votação que confirmou a derrota da chapa encabeçada pelo Procurador Emmanoel Arcanjo de Souza Gagno.
A chapa vitoriosa foi apoiada pelo atual Presidente da Associação do MPES, Pedro Ivo de Souza, que obteve 206 contra 147 votos da chapa adversária, num total de 368 votantes. Com o resultado, o grupo do promotor Pedro sai fortalecido.
O atual presidente apoiou o candidato Leonardo Augusto de Andrade Cézar de Souza Santos, da chapa “União e independência” e levou a melhor numa eleição contra a máquina da Procuradoria Geral de Justiça do MPES.
Esse resultado muda o sistema de forças e a geopolítica na instituição, cujo corpo dá sinais de insatisfação com a Procuradora Geral de Justiça Luciana Gomes e seu grupo.